A atriz e pesquisadora de artes cênicas Vanéssia Gomes foi anunciada como nova gestora do Teatro Carlos Câmara, equipamento do Estado do Ceará com reinauguração prevista para o segundo semestre de 2025.
O comunicado foi feito na noite desta segunda-feira, 30, pelos perfis oficiais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
A gestora assume o cargo antes mesmo da reinauguração do teatro, que terá programações de encontros com artistas, grupos e fóruns culturais ao longo do mês, a fim de reunir um coletivo para a construção de diretrizes do equipamento.
Anteriormente, Vanéssia atuou como coordenadora de ação cultural no Theatro José de Alencar; na consultoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); integrou o Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (Minc), no Conselho Estadual de Cultura do Ceará e foi vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC).
Com pesquisa voltada para a formação, curadoria e gestão cultural, a cearense é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e é mestre em Artes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Além disso, Vanéssia é especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é formada pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC).