O Ministério da Saúde oficializou, na quarta-feira, 31, a renovação do contrato de gestão com a Rede Hospitalar Sarah Kubitschek por mais cinco anos. O investimento total de R$ 7,5 bilhões em recursos federais garantirá a manutenção das operações das unidades em sete estados e no Distrito Federal, incluindo o Hospital Sarah Fortaleza.
A medida integra o programa federal Agora Tem Especialistas, cujo objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias especializadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o novo aporte, a unidade cearense, referência em reabilitação neurológica e ortopédica, seguirá oferecendo atendimento gratuito por meio do SUS.
Além da unidade cearense, especializado em neurologia e ortopedia, os recursos assegurarão a continuidade do atendimento gratuito e de excelência nas unidades da Rede Sarah localizadas nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.
Somente em 2026, a previsão é de que sejam ofertados 1,7 milhão de exames e terapias, além de 515,4 mil consultas aos pacientes da rede pública. Durante a assinatura do contrato, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da parceria. "Investimos cada vez mais na Rede Sarah por reconhecermos seu papel não apenas para o SUS, mas também para a medicina e para a saúde brasileira, além de sua relevância internacional", afirmou.
Segundo Padilha, os investimentos vão ampliar a oferta de cuidados integrados, incluindo reabilitação, cirurgias, exames e consultas especializadas. "Estamos falando de 2,1 milhões de pessoas atendidas. É um grande orgulho para a saúde brasileira", completou.
Reconhecida nacional e internacionalmente como referência em reabilitação de alta complexidade, a Rede Sarah atua de forma integrada ao Sistema Único de Saúde há 25 anos. Ao longo desse período, o Governo Federal informa ter investido mais de R$ 11,8 bilhões na parceria.
Além de assegurar a continuidade da assistência médica e de reabilitação de excelência, a renovação do contrato deve garantir aos pacientes do SUS acesso a serviços altamente especializados.
>> Siga o canal de Últimas Notícias O POVO no WhatsApp
De acordo com balanço divulgado, em nota, pelo Governo do Estado ao O POVO, no último ano, os hospitais da Rede Sarah realizaram, por meio do SUS: