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Menos consumo mais emoção
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Menos consumo mais emoção

| Dia da Mães | Empresas apostam em campanhas comerciais marcadas pela diminuição do apelo consumista e prevalência de temáticas sentimentais
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CAMPANHA Assaí para 
o Dia das Mães (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação CAMPANHA Assaí para o Dia das Mães

Com as dificuldades econômicas geradas pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão se utilizando de temáticas emotivas para atrair consumidores neste Dia das Mães. A mensagem de consumismo como "dê o melhor presente para a mulher da sua vida" é substituída pelo marketing emocional como uma forma de ir além da compra e chegar à fidelização da clientela.

Isso porque a conexão emocional estabelecida entre as pessoas e a marca melhora a experiência de compra dos consumidores. Além disso, a demonstração de empatia das empresas para com o público firma essa relação.

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Segundo Luciano Mathias, sócio da Trio, hub global de criação e produção audiovisual, as marcas têm notado que o lucro a qualquer custo não funciona mais. "Criar uma relação é, acima de tudo, encarar o consumidor como alguém próximo e até íntimo", disse.

Essa estratégia se torna particularmente importante durante a pandemia, já que muitos filhos perderam as mães e é preciso respeitar a dor deles. Neste sentido, Luciano frisa que responsabilidade social não é apenas abordar temas atuais e acompanhar os processos que o mundo segue para conseguir lucros. “Responsabilidade social é, também, saber respeitar e encarar o consumidor como o que ele é de fato: um ser humano", afirmou.

Em Fortaleza, o shopping Del Paseo apostou na publicação de áudios reais de filhos homenageando as mães no Instagram (@delpaseo). "Muitos filhos não poderão se encontrar com suas mães por causa do coronavírus. Queremos minimizar esse afastamento e proporcionar uma demonstração de carinho, mesmo que virtualmente", explica Lana Cordeiro, gerente de Marketing do shopping.

A rede de supermercados Assaí Atacadista também aposta nos sentimentos. A campanha comercial foi pensada para criar uma corrente de afeto com declarações de amor dos filhos para as mães do Brasil inteiro por meio de vídeos publicados no Instagram com a hashtag “DiadasMãesAssai”.

Segundo Marly Yamamoto, diretora de Marketing da rede, “campanhas como essa são especialmente importantes neste cenário desafiador que estamos vivendo, pois nos permite celebrar a data com mais otimismo.”

O marketing de emoções, portanto, enfatiza o apelo sentimental para cativar os compradores. Argumentos racionais deixam de ser o motivo determinante pelo qual o consumidor adquirirá um produto ou serviço. Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, IBC, essa estratégia tende a ser mais utilizada em datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.

Randall Beard, presidente da Nielsen Expended Verticals, empresa de análise de dados atuante em mais de 60 países, frisou que as melhores campanhas publicitárias costumam seguir um enredo simples e alegre, usando imagens originais e impressionantes que geram sentimentos de empatia e criam conexões emocionais. “No entanto, o que é eficaz em um país ou em uma região não necessariamente funcionará bem em outras localidades. É essencial entender a fundo as preferências locais”, afirma.



Dicas para uma boa campanha

Crie campanhas que gerem emoções de excitação

Lembre-se que são as emoções de alta excitação que fazem as pessoas agirem, enquanto as de baixa excitação não costumam motivar uma ação.

Use uma linguagem simples

O mais recomendado é utilizar termos mais simples que induzam algum sentimento.

Inspire confiança

Vale destacar que os consumidores detestam a ideia de serem manipulados por propagandas que brincam com as suas emoções. Por isso, evite ações de marketing que tenham a intenção de vender acima de qualquer coisa.

Induza no cliente um sentimento de pertencimento

Estimular o relacionamento dos consumidores com a sua marca pode ser um excelente motivador emocional para que eles se sintam parte de um círculo de pessoas que a marca valoriza como clientes.

Invista no marketing de experiência

Seja empático e demonstre responsabilidade social diante dos acontecimentos atuais.

Realize um bom atendimento.

Invista em ferramentas de relacionamento digitais e tradicionais.

Entregue produtos e serviços inovadores.

Fontes: Rock Content e Luciano Mathias)

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