Com uma proposta inovadora e simples de utilizar em formato de vídeos, o Tik Tok atingiu uma popularidade única, em sua maioria com o público jovem. Com mais de 1,6 milhão de usuários ativos e um consumo mensal de horas que ultrapassou o Facebook, a rede social se tornou uma estratégia de marketing e até se adaptou para esse fim.
A estratégia mais comum sendo utilizada no Tik Tok é por meio de influenciadores, o que permite que muitas pessoas ganhem visibilidade através de conteúdos de challenges, os famosos desafios que costumam viralizar por lá, assim como danças e reprodução de memes. Tudo isso em no máximo sessenta segundos. Por esses motivos, muitas empresas se sentem inseguras de ingressar na rede.
"Quando uma empresa olha para esses conteúdos, que são os mais visualizados, acaba 'travando' porque não sabe como começar. Agora também é permitido post patrocinado, mas poucas empresas no Brasil estão fazendo. Mesmo assim, é importante olhar como elas estão anunciando. O tipo de linguagem, conteúdo e as interações do público", destaca Alison Marques, jornalista e professor de Marketing Digital.
Até as empresas de segmentos mais formais podem utilizar a plataforma, apesar do processo de criação de conteúdo demandar maior planejamento. "Um escritório de advocacia pode criar um perfil, contanto que consiga traduzir a linguagem jurídica e aproximar as pessoas para assuntos que são relevantes e de interesse coletivo", exemplifica Alison.
O professor explica que o mesmo serve para um nutricionista ou um psicólogo. Fazer um "divã virtual", em que determinados dias sejam falados sobre saúde mental ou criar um canal de receitas fitness são algumas maneiras de dar início. No Tik Tok as pessoas não querem ficar olhando preço ou promoção, elas buscam por conteúdos que possam agregar no dia a dia.
Rallyson Chaves, social media do Tik Tok da Juliette, vencedora do BBB21, contou que no período em que a sister estava confinada, a maioria dos conteúdos para o Tik Tok eram feitos através da gravação da tela do celular no pay per view, o que era um grande desafio. O social media destaca que a personalidade espontânea da Juliette era um forte para conseguir produzir conteúdos divertidos, que é o que mais cativa os usuários dessa rede.
"A maior vantagem que eu vejo no Tik Tok é o algoritmo de distribuição do conteúdo, isso possibilita que viralize e esse alcance se torna maior que nas outras redes sociais", dá a dica Rallyson.
Para Jordanna Dhara, CEO e social media da marca de roupas Pink Sheep, a maior vantagem de utilizar o Tik Tok é a velocidade e o alcance, além de ser uma mídia que atinge o seu público-alvo, em sua maioria com 15 a 26 anos. "No Tik Tok um vídeo de 15 segundos pode viralizar mesmo que você tenha poucos seguidores e nosso público é muito ativo lá", afirma.
Em estudo realizado pela The Influencer Marketing Factory, 60% dos millennials e da geração Z admitiram ter comprado pelo menos um item com seu smartphone por influência de postagens de marcas e do conteúdo de influenciadores em suas redes sociais favoritas, sendo especialmente atraídos por produtos de moda (41%) e beleza (23%).
A plataforma apresentou recentemente o "first-party", uma nova funcionalidade de geração de leads (o mesmo que possíveis clientes), que permite às empresas interagir de forma orgânica com um público-alvo e mostrar informações relevantes para o usuário sobre produtos e serviços do seu interesse, com o intuito de convertê-lo em potenciais clientes.
Além disso, a pandemia foi crucial para seu crescimento estrondoso em 2020, pois a partir do seu conteúdo divertido e humanizado, o Tik Tok se tornou uma válvula de escape para os usuários que estavam esgotados de notícias sobre a pandemia nas outras redes sociais.
A trajetória da rede social
O Tik Tok foi desenvolvido por uma empresa chinesa em 2014 com o nome de “Musical.ly” e sua única proposta era a de usuários publicarem vídeos dublando músicas ou filmes. Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que expandiu suas funcionalidades com filtros, legendas, trilha sonora, gifs e tudo mais que a criatividade das pessoas permitirem, tornando-se então uma febre.
No entanto, a rede social só veio a se consagrar mundialmente em 2019. O sucesso do Tik Tok é tanto que já incomoda as principais redes sociais, fazendo com que produzam funções semelhantes às do Tik Tok para enfrentar a concorrência. O Instagram já incluiu as funções “Reels” e “Cenas”, o Facebook já possui o “Lasso” e até o YouTube planeja lançar a função “YouTube Shorts”, um espaço para a produção de vídeos curtos.