Apesar de ser uma estratégia antiga, a publicidade produzida através de anúncios nas placas de ruas e avenidas ainda é muito utilizada e eficaz para as marcas, mantendo seu espaço mesmo com o crescimento sem precedentes do marketing digital. Entre os motivos, está o baixo custo e a possibilidade de estar presente 24h em ambientes de grande circulação, sendo uma maneira rápida de atingir diversos públicos ou, pelo menos, fixar o nome da marca em potenciais clientes.
Segundo Guilherme de Guarda, sócio-diretor da MC Mensagem, empresa especializada na produção dessas placas, esse tipo de publicidade se enquadra à Mídia Out Of Home, uma mídia externa em que as empresas têm a possibilidade de aparecer em qualquer cruzamento da cidade, seja através de campanhas institucionais ou apenas para direcionar os clientes até o estabelecimento, mostrando estar presente naquela região.
“Ao anunciar nas placas, a empresa está associando sua marca a um importante serviço de utilidade pública. Ao identificar o nome da rua e CEP, a marca é vista, gerando assim uma grande visualização variada e satisfação à população”, ressalta Guilherme.
No processo para realizar esse tipo de anúncio, a Prefeitura identifica os locais que necessitam dos equipamentos e cabe às empresas responsáveis pela confecção, como a MC Mensagem, a instalação e manutenção. “Nossa empresa é concessionária da Prefeitura de Fortaleza e atua no ramo há 41 anos. Nós instalamos os equipamentos, sem custo para o município, e exploramos o espaço publicitário”, explica Guilherme.
Para Janainy Cortez, coordenadora de marketing da Multiplay, empresa de telecomunicação, além do alcance de um público diverso, a principal vantagem das placas de esquina está na afinidade com as classes A e B e no ótimo custo-benefício de explorar a sustentação da marca. Diferente das placas de outdoor, que apesar de ter uma maior visualização, o período mínimo de 14 dias de campanha é ideal apenas para anunciar ofertas por tempo limitado.
Entre as estratégias utilizadas para produzir esse tipo de anúncio, a coordenadora de marketing destaca que a localização escolhida é uma decisão fundamental, pois é importante avaliar o público de cada região da cidade e o objetivo do anúncio. “Se é uma campanha voltada apenas para um bairro específico, a estratégia é cercar aquela região com placas de rua e outdoor com maior quantidade. Se é uma campanha para toda a cidade, o ideal é estar presente em todos os bairros, pelo menos nas principais vias de fluxo de veículos e pessoas”, explica Janainy.
Cynthia Serretti, diretora de marketing da Betânia Lácteos, ressalta que apesar das pessoas estarem mais tempo em casa devido à pandemia de Covid-19, os pontos estratégicos que a Betânia investe em placas continuam dando o resultado de visualização buscado nesses anúncios. “Os locais escolhidos para fazer esse tipo de publicidade são em vias próximas de supermercados e pontos comerciais que estão sempre com um alto fluxo de pessoas, o que reforça a conexão com nossos consumidores que estão nesses pontos”, afirma Serretti.