Logo O POVO+
Número de mortes por coronavírus chega a 132 na China; 5,9 mil já foram infectados
Mundo

Número de mortes por coronavírus chega a 132 na China; 5,9 mil já foram infectados

Número de óbitos cresce 24% em um dia. China promete transparência sobre coronavírus enquanto EUA, Japão e UE preparam repatriação
Edição Impressa
Tipo Notícia
EM PEQUIM, pessoas que usam máscaras protetoras para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP)
Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP EM PEQUIM, pessoas que usam máscaras protetoras para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus

O número de mortos pelo novo coronavírus na China chegou a 132, segundo informe divulgado pelo governo chinês na noite de ontem (manhã de quarta-feira no país asiático). De acordo com o boletim, 5.974 já foram infectados, a maioria na província de Hubei, onde fica Wuhan, epicentro do surto. A entidade também informou que estão sendo monitorados mais de 9.000 casos suspeitos de infecção pelo vírus.

Em apenas um dia, o número de óbitos confirmados cresceu 24%, passando de 106 na segunda-feira para 132 ontem. O número de infectados, por sua vez, saltou 32% - no último balanço, eram 4.515 registros.

Além da China, 17 países já registraram casos de pneumonia pelo novo coronavírus. Em três deles (Alemanha, Japão e Vietnã), foram notificados registros em pessoas que não estiveram na China, o que indica transmissão local também fora do país asiático.

A China prometeu transparência diante da epidemia do novo coronavírus, enquanto Japão, Estados Unidos e União Europeia anunciaram operações de evacuação de seus cidadãos presos em Wuhan. "A epidemia é um demônio, e não podemos deixar esse demônio escondido", garantiu o presidente chinês, Xi Jinping, referindo-se ao fato de o governo comunista ter sido acusado de ocultar o coronavírus anterior Sars, que causou centenas de mortes em 2002.

Horas mais tarde, os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre Pequim. "Uma cooperação e uma transparência maiores são os passos mais importantes que podem dar em direção a uma resposta mais efetiva", disse à imprensa o secretário de Saúde, Alex Azar.

Os EUA afirmam estar tentando desenvolver uma vacina, mas que é possível que a epidemia diminua antes que ela fique pronta — como foi o caso do Sars, em 2002 e 2003.

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/01/28/100x100/1_coronavirus_china__4_-11551272.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5e30e36c178ae', 'cd_midia':11551272, 'ds_midia_link': 'https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/01/28/coronavirus_china__4_-11551272.jpg', 'ds_midia': 'Um homem usando uma máscara protetora para ajudar a impedir a propagação de um vírus mortal que começou em Wuhan, tira uma foto com seu smartphone na área de Sanlitun, em Pequim, em 28 de janeiro de 2020. - Um surto viral que matou 132 pessoas na China pode atingir seu pico em cerca de 10 dias, disse um dos principais especialistas do governo chinês em 28 de janeiro. (Foto por NICOLAS ASFOURI / AFP)
', 'ds_midia_credi': 'NICOLAS ASFOURI / AFP', 'ds_midia_titlo': 'Um homem usando uma máscara protetora para ajudar a impedir a propagação de um vírus mortal que começou em Wuhan, tira uma foto com seu smartphone na área de Sanlitun, em Pequim, em 28 de janeiro de 2020. - Um surto viral que matou 132 pessoas na China pode atingir seu pico em cerca de 10 dias, disse um dos principais especialistas do governo chinês em 28 de janeiro. (Foto por NICOLAS ASFOURI / AFP)
', 'cd_tetag': '103000', 'cd_midia_w': '1140', 'cd_midia_h': '760', 'align': 'Left'}

Cerca de 350 cidadãos europeus retornaram, em dois aviões, anunciou a Comissão Europeia, que garantiu que os repatriados estão saudáveis, ou não apresentam sintomas. O Japão também anunciou o envio de um primeiro avião a Wuhan para repatriar cerca de 200 cidadãos.

Quase toda a província de Hubei está isolada do mundo por ordem das autoridades para tentar impedir a propagação da epidemia. Cerca de 56 milhões de habitantes vivem confinados. Essa quarentena surpreendeu milhares de estrangeiros na região.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, "não recomenda" a evacuação de estrangeiros presos em Wuhan, afirmou ontem em Pequim o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Gebreyesus. (das agências)

 

Mapa

Você pode acessar no O POVO Online mapa interativo atualizado em tempo real com dados da OMS e da Universidade John Hopkins (EUA) referentes ao número de casos e mortes por coronavírus no mundo

O que você achou desse conteúdo?