Logo O POVO+
"Bolsonaro não passou um centavo para obra" de aeroporto na Bahia, diz Rui Costa
Politica

"Bolsonaro não passou um centavo para obra" de aeroporto na Bahia, diz Rui Costa

Governador Rui Costa (PT) fala ao O POVO sobre desentendimento com Bolsonaro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Rui Costa vistoria obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Foto: Manu Dias/GOVBA Governador Rui Costa vistoria obras do Governo do Estado em Vitória da Conquista

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), falou com exclusividade ao O POVO e comentou o aumento da tensão nos últimos dias entre o presidente Jair Bolsonaro e os chefes de executivo estaduais do Nordeste. Rui Costa cancelou a própria participação na inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, na cidade de Vitória da Conquista, evento que contará com a presença de Bolsonaro.

O POVO - O que mais pesou para desistir de participar da inauguração do aeroporto?

Rui Costa - O que pesou foram as sucessivas grosserias por parte do presidente Jair Bolsonaro e do Governo Federal. Grosseria no trato da organização do evento. O Aeroporto Glauber Rocha (em Vitória da Conquista, a 518 km de Salvador) está escriturado no governo do Estado, é uma obra do Estado. Eu convidei (o presidente) porque tinha recurso federal. Apesar de o atual governo não ter colocado um fio de cabelo nas obras.

OP - As obras são das gestões Dilma e Temer?

Rui Costa - Foram dois convênios assinados, um de 2012 para a pista do aeroporto e outro de 2015 para o terminal de passageiros. Esse governo não passou um centavo para a obra do aeroporto, um fio de cabelo. Numa atitude grosseira, o evento estava programado para reunir muitas pessoas, evento aberto ao público, com participação popular. E aí, na última sexta-feira, a primeira coisa que chegaram dizendo foi que o evento seria fechado e o Governo do Estado teria apenas 1/6 das credenciais (100 convites). Isso é inaceitável.

OP - O senhor pretendia fazer um evento paralelo de inauguração do aeroporto?

Rui Costa - Queríamos fazer um evento depois que ele (Bolsonaro) se retirasse, fazer um evento com a população. Aberto. Mas o aeroporto foi tomado pelo Exército. Não vão permitir que tenha evento fora. A obra é do governo. Isso é desrespeitoso. Quiseram transformar um evento público de inauguração em um ato político. O Bolsonaro não fez nada. Está vindo inaugurar a obra que a Dilma começou. Não tem nenhuma contribuição.

OP - Houve articulação de Bolsonaro com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para assumir protagonismo no evento?

Rui Costa - Não tenho dúvida disso. Arrancaram até outdoor com placa do governo em alusão ao aeroporto. Foi uma agressão conjunta e articulada entre DEM e MDB.

OP - Acha que essa tensão pode aumentar a rejeição a Bolsonaro no seu estado e no Nordeste de modo geral?

Rui Costa - Não tenho dúvida. Na região o presidente já tem a pior avaliação do Brasil, na ultima pesquisa só tinha 17%. Esse episódio piora isso.

OP - A relação entre os governadores do Nordeste com o presidente, que já não é boa, tende a piorar?

Rui Costa - É evidente que isso atrapalha a relação entre governadores e o presidente. Caberia ao Bolsonaro uma relação institucional, correta. Eu, por exemplo, atendo os prefeitos do meu estado de forma séria e republicana. Quando um presidente não se comporta dessa maneira, é algo absurdo.

OP - O senhor acredita que essa tensão será a tônica na relação do presidente com o Nordeste ou Bolsonaro deve mudar?

Rui Costa - Eu espero que haja uma mudança de postura do Bolsonaro. Que Deus ilumine a cabeça do presidente e ele passe a enxergar os moradores do Nordeste de outra maneira.

Confira vídeo em que Rui Costa explica a ausência na inauguração do Aeroporto em Vitória da Conquista

Bahia

Entrevista com o governador da Bahia, Rui Costa, foi feita por telefone minutos depois de o petista publicar vídeo no qual anunciou que não participaria de evento ao lado de Jair Bolsonaro

O que você achou desse conteúdo?