O segundo turno da eleição interna do Partido dos Trabalhadores Fortaleza, inicialmente programado para o próximo dia 22, não será disputado. Um acordo político conduziu o vereador Guilherme Sampaio à presidência municipal da legenda. Ele disputaria a segunda etapa do pleito com Raimundo Ângelo, o Raimundinho, que afirmou disposição a "fazer gesto pela unidade".
O combinado, agora, necessita somente de uma formalização. "Fui procurado por várias lideranças que manifestaram essa intenção (de unidade), haja vista o resultado expressivo no primeiro turno", resumiu o parlamentar, lembrando que ainda tem reuniões a serem realizadas. "Precisamos aguardar essas tratativas e fazer um anúncio formal."
Dos três postulantes, Sampaio foi o único com mandato eletivo. O único, também, que não recebeu sustentação dos atuais caciques da legenda, mesmo já tendo sido líder do governo de Luizianne Lins na Câmara de Fortaleza. A ex-prefeita e o deputado federal José Guimarães apoiaram Raimundinho.

Opositor do prefeito Roberto Cláudio (PDT), Sampaio foi sustentado pelo atual presidente municipal da legenda, Deodato Ramalho, e pelo ex-deputado estadual Mário Mamede. Terceira colocada, Liliane Araújo foi apoiada pelo deputado federal José Airton Cirilo e pelo estadual Acrísio Sena, dupla que defende maior aproximação com o PDT na Capital.
A defesa de um acordo passou, também, pela aparente vantagem que Sampaio tinha ante o candidato de Luizianne e Guimarães. Na edição de ontem, o colunista do O POVO, Érico Firmo, jogou luz sobre números do pleito. A chapa da ex-prefeita para a direção do partido totalizou 905 votos; a de Guimarães, 631. A soma dos dois números dá 1.536. Como Raimundinho obteve 1.347 votos, 189 votos foram para outra candidatura.
Listen to "#52 - Eleição no PT lança pressão sobre Camilo para 2020" on Spreaker.
Na noite de ontem, Guimarães chegou a afirmar que a unidade em torno do próximo presidente já estava confirmada. Depois, disse que o acordo ainda estava em fase de costura, tendo havido um "curto-circuito" na informação repassada. Do Aeroporto de Fortaleza, ao jornalista Eliomar de Lima, do O POVO, Luizianne também disse ser simpática à unidade.
Ampla maioria do PT quer o partido com candidato próprio ao Paço Municipal. Sampaio comenta que o debate para a escolha do nome será iniciado apenas quando terminado, oficialmente, o processo interno. "Amplo diálogo com a Cidade, com a academia, no sentido de diagnosticar problemas e elaborar um programa para discutir nomes", traçou.