Logo O POVO+
Novos Conselheiros Tutelares exibem igrejas e partidos políticos nas redes sociais
Politica

Novos Conselheiros Tutelares exibem igrejas e partidos políticos nas redes sociais

Os detalhes abrem a discussão para o uso do Conselho Tutelar para possíveis fins políticos e religiosos.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NO ÚLTIMO domingo, mais de 130 mil eleitores foram às urnas para escolha do Conselho Tutelar (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)
Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo NO ÚLTIMO domingo, mais de 130 mil eleitores foram às urnas para escolha do Conselho Tutelar

O processo eleitoral que escolheu no último domingo, 6, os representantes do Conselho Tutelar em Fortaleza chamou atenção pelo aumento da adesão dos eleitores e as recorrentes reclamações sobre o processo eleitoral. Entre os mais votados, foi possível observar, por meio das redes sociais dos candidatos, ligações com lideranças políticas e religiosas.

Os detalhes abrem a discussão para o uso do Conselho Tutelar para possíveis fins políticos e religiosos, tema exposto em reportagem publicada por O POVO no último sábado, 5.

Candidata mais votada com 3.467 votos, Irene Lima reúne, em sua página no Facebook, curtidas de perfis referentes a grupos de jovens da Igreja Universal do Reino de Deus. Dentre as páginas, estão perfis de pastores, bispos, igrejas, cantores gospel, figuras políticas. Em fotos públicas do seu marido, Irene aparece em eventos com a comunidade apoiando, em 2014, as campanhas David Durand e Ronaldo Martins, principais nomes no Ceará do Republicanos, partido ligado à Iurd e que defende pautas conservadoras, fazendo parte da base de Jair Bolsonaro.

Caso semelhante ao do 2º colocado, Marcos Frias. O candidato obteve 3.199 votos e também aparece nas redes sociais em fotos que registram sua participação em ações sociais promovidas pela Igreja Universal. Em postagem do Facebook , ele agradece com as frases "Ao Senhor toda honra e glória e aos meus 3.199 eleitores" e "Que o Senhor tome à frente de todas as minhas ações nesse mandato". Em outra, ele exibe um vídeo onde o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos) convoca pessoas para se filiarem ao partido para a eleição de 2020. Marco Pereira é um advogado e bispo licenciado da Iurd.

Por outro lado, alguns candidatos que alcançaram uma boa votação apresentam por meio das páginas curtidas no Facebook um perfil mais à esquerda. Quinto mais votado na eleição de domingo, Wescley Sacramento (2.446 votos) é seguidor das páginas de Guilherme Boulos e da deputada federal Sâmia Bonfim - ambos do Psol -, além dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Em 2018, o sétimo colocado Loiola Rodrigues (2.131 votos) chegou a compartilhar publicações contrárias à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) e favoráveis a Fernando Haddad. Com número de Whatsapp disponível para informar as pessoas sobre o voto, ele assume críticas a insegurança na capital cearense e a sexualização infantil.

O que você achou desse conteúdo?