Logo O POVO+
Roberto Pessoa anuncia que não apoiará candidato do PSDB em Fortaleza
Politica

Roberto Pessoa anuncia que não apoiará candidato do PSDB em Fortaleza

Deputado federal diz que sua opção será pelo Capitão Wagner, do Pros. Cúpula tucana adverte que a situação pode acontecer, também, em Maracanaú
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Pessoa é candidato a prefeito de Maracanaú (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Roberto Pessoa é candidato a prefeito de Maracanaú

O deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB), disse que não irá acompanhar o próprio partido nas eleições em Fortaleza em 2020. A legenda trabalha para lançar o ex-deputado estadual Carlos Matos para a Prefeitura. Pessoa, porém, afirma que irá apoiar o deputado estadual Capitão Wagner (Pros). "Vou descumprir o partido", reconhece sobre a própria infidelidade partidária.

Roberto Pessoa, apesar da posição, é só elogios para Matos. "Foi um grande deputado estadual, meu amigo pessoal e é o que está se mostrando". Porém, copmpleta: "Entretanto, eu tô com o Capitão Wagner".

O deputado federal Capitão Wagner (Pros) comemora a sinalização do colega de Câmara. No entanto, já demonstra que não se satisfaz apenas com a manifestação do ex-prefeito de Maracanaú: quer ter o apoio integral do PSDB já no primeiro turno. Na contramão desta pretensão, Luiz Pontes, presidente estadual peessedebista, assegura que Matos é "candidatíssimo."

Segundo os cálculos políticos de Wagner, uma aliança com oito a nove partidos dará a ele suficiente fôlego para concorrer ao Paço. Além do peso político simbólico que um agrupamento robusto de partidos proporciona num contexto de disputa, alianças maiores têm mais tempo de TV e rádio, por exemplo. Hoje, Wagner possui apoio de quatro siglas: a própria, o Podemos do senador Eduardo Girão (CE); o Avante, ex-base de Roberto Cláudio (PDT) e o PSC.

"Tenho conversado com Carlos Matos, Luiz Pontes. A gente quer unidade (da oposição), quer o apoio do PSDB. O Carlos Matos é conhecido em Fortaleza", elogia Wagner, ressaltando a boa relação que construiu com o tucano nos tempos em que os dois estiveram na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

O presidente estadual do PSDB, ex-senador Luiz Pontes, afirmou que, embora respeite posição do "amigo" Roberto Pessoa, considera a decisão politicamente incorreta. "Se o partido tem candidato em Fortaleza, a gente tem que trabalhar para fortalecer", respondeu.

E emendou: "Abre espaço para que outros façam isso. Se alguém em Maracanaú do PSDB disser que não vai apoiar o Roberto, ele não pode reclamar." Ele ressaltou que Matos é "candidatíssimo" ao Paço Municipal, e que o ex-deputado estadual com mais qualidades para governar a Cidade que Wagner.

Luiz Pontes, presidente estadual tucano.
Luiz Pontes, presidente estadual tucano. (Foto: ALEX GOMES)

Para as eleições municipais do próximo ano, o PSDB definiu que terá candidaturas a prefeito nas cinco maiores cidades do Estado, sendo a de Carlos Matos na Capital e a de Roberto Pessoa em Maracanaú. Pessoa, no entanto, apesar de elogiar Matos, adiantou que estará ao lado de Wagner na corrida eleitoral.

Pontes ainda cogitou a possibilidade de o movimento de Pessoa se explicar em razão dos votos, já que seria beneficiado por apoiadores de Wagner em Maracanaú.

O que você achou desse conteúdo?