Logo O POVO+
Camilo Santana entra com representação criminal contra André Fernandes
Politica

Camilo Santana entra com representação criminal contra André Fernandes

Governador acusa deputado do PSL de usar espaço nas redes sociais para "calúnia, injúria e difamação". Na Assembleia, Conselhgo de Ética analisam quarta-feira relatório que deve pedir suspensão do mandato do parlamentar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Camilo Santana (PT). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO Camilo Santana (PT).

O governador Camilo Santana (PT) entrou com representação criminal contra o deputado estadual André Fernandes (PSL). A ação, que tramita na Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), acusa o parlamentar de "calúnia, difamação e injúria".

Notificado, Fernandes tem dez dias para se manifestar sobre o teor do processo. De acordo com o documento, "para além da crítica política, o representado (o deputado) tem usado as redes sociais para divulgar mentiras e ofender a imagem do petecionante (Camilo)".

Ainda segundo o documento, o deputado "fez isto para angariar votos e continua a fazer agora, enquanto parlamentar".

Embora tenha dado entrada na PGJ em junho deste ano, a notificação é assinada pelo 2º procurador de Justiça José Maurício Carneiro com data de 22 de novembro.

Nesse domingo, pelo Twitter, Fernandes voltou a acusar o governador de divulgar entrega de obras no Estado sem atribuir os créditos ao governo de Jair Bolsonaro.

A postagem faz referência a texto no qual o petista diz que está vistoriando obras da CE-060 com anel viário, próximo do viaduto que liga Fortaleza a Maracanaú. Fernandes também é alvo de processo disciplinar na AL, que pode resultar em supensão temporária.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-06-2019: André Fernandes (PSL), deputado estadual. Menbros do PSL, em entrevista no comité de imprensa da Assembléia Legislativa, sôbre o caso do Deputado Federal Heitor Freire. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-06-2019: André Fernandes (PSL), deputado estadual. Menbros do PSL, em entrevista no comité de imprensa da Assembléia Legislativa, sôbre o caso do Deputado Federal Heitor Freire. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: Mauri Melo)

Na Assembleia, em outra situação que o deputado André Fernandes enfrenta, a reunião que definirá punição a ele devido à acusação feita ao Nezinho (PDT), de que teria envolvimento com facção criminosa, ocorrerá na próxima quarta-feira, 27, às 16h30min. Reservadamente, fonte do Conselho de Ética informou que advogado do parlamentar esteve no departamento para ficar a par de como será conduzida a reunião.

Relatora do sub-conselho, Augusta Brito (PC do B) é a responsável pela estipulação da punição ou absolvição do deputado, cabendo aos demais componentes do grupo acompanhar ou não o voto dela. O teor do relatório, conforme já adiantado por O POVO, aponta para a suspensão do bolsonarista por 30 dias das atividades de deputado.

Apesar de opositora de Camilo Santana, Fernanda Pessoa (PSDB), sub-relatora, não sugeriu nenhuma revisão no relatório de Brito. Além das duas, compõem este colegiado Sérgio Aguiar (PDT), presidente, e Walter Cavalcante (MDB) e Acrísio Sena (PT), ambos vogais.

Se eles acompanharem a punição que Brito sugerirá, o processo segue para o Conselho de Ética, este com nove membros, que vota a admissão da pena. Presidente do Conselho, Antônio Granja (PDT) terá prazo de quatro sessões para marcar a reunião de julgamento. Depois, o processo vai para José Sarto (PDT), presidente da Casa, que manda para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde Fernandes ainda pode se defender. (Colaborou Carlos Holanda)

 

O que você achou desse conteúdo?