Ex-membros do PSL que articulam no Ceará a criação do Aliança pelo Brasil, novo partido do presidente Jair Bolsonaro, realizam primeiro grande evento estadual da legenda no próximo sábado, 4. O encontro, marcado para o hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, fará também primeiro balanço de assinaturas coletadas no Estado para a criação da legenda.
Em publicação nas redes sociais do último sábado, 28, a coordenação nacional do partido destacou ter reunido mais de 100 mil assinaturas em todo o País. Um dos coordenadores da nova sigla no Ceará, o deputado estadual Delegado Cavalcante (PSL) destaca que ainda não existe uma estimativa de fichas assinadas no Estado, mas diz que o movimento de adesão tem sido "muito bom".
"Temos mais de cem municípios com coordenações do Aliança instaladas e já realizamos diversos pequenos eventos locais, estamos com comissões ativas para ter essas assinaturas (...) vamos ter um evento local em Sobral no dia 3 de janeiro, e, no dia 4, o primeiro grande evento a nível estadual em Fortaleza. Nesse dia teremos um balanço de assinaturas", afirma.
Segundo Cavalcante, ainda não foi possível estimar o número de fichas assinadas por conta de "problemas com cartório" em alguns municípios. "Alguns municípios tiveram esse problema, então estamos orientando para que todo mundo traga suas fichas para o evento do dia 4, e aí sim vamos conseguir reunir certo quantas assinaturas nós já temos", diz.
Cavalcante admite que a rápida adesão ao partido no Ceará se deu, em grande parte, devido a um grande número de egressos do PSL no Estado, que deixaram o partido junto com Jair Bolsonaro. "Está todo mundo aderindo rápido. Tenho certeza que o número será muito bom".
No caso cearense, o PSL já vinha passando por um intenso racha interno, com trocas de acusações e processos na Justiça, desde o início do ano, em torno de uma disputa entre o presidente regional da sigla, deputado federal Heitor Freire (que segue na legenda), e os deputados estaduais André Fernandes e Delegado Cavalcante (ambos indo agora para o Aliança pelo Brasil).
Além da presença de Fernandes e Cavalcante, o evento do Aliança pelo Brasil em Fortaleza contará também com participação de Karina Kufa, advogada de Jair Bolsonaro na Justiça Eleitoral e coordenadora jurídica do novo partido.