Logo O POVO+
Sarto responde a André Fernandes e diz que não vai tolerar desvios de conduta na Assembleia Legislativa
Politica

Sarto responde a André Fernandes e diz que não vai tolerar desvios de conduta na Assembleia Legislativa

Presidente da AL-CE foi questionado sobre isonomia da Casa em relação à briga entre deputados
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
José Sarto, prefeito de Fortaleza (Foto: Júnior Pio/Divulgação ALCE)
Foto: Júnior Pio/Divulgação ALCE José Sarto, prefeito de Fortaleza

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), José Sarto (PDT), se manifestou ontem sobre a briga entre os deputados Osmar Baquit (PDT) e Leonardo Araújo (MDB). Os parlamentares discutiram asperamente na Mesa Diretora da Casa na última terça-feira, 10, fato que levou à suspensão da sessão.

A fala de Sarto foi resposta a questionamento do deputado André Fernandes (PSL), que pediu isonomia da Casa a respeito da discussão de terça-feira. Fernandes responde a processo na AL-CE por quebra de decoro por ter acusado em 2019, sem apresentar provas, o deputado Nezinho Farias (PDT) de apresentar projeto para beneficiar o crime organizado.

"É a mesma situação pela qual passei. Aprendi minha lição com o que aconteceu ano passado, e não desejo uma suspensão para nenhum parlamentar. Mas entendi também que precedentes como esses não devem ser abertos", explicou, mencionando que na briga entre Baquit e Araújo houve troca de acusações sem provas e que consistem em "crimes eleitorais gravíssimos, que podem motivar a cassação de deputados".

Sarto respondeu afirmando que não vai não vai tolerar "qualquer desvio de conduta". "Não há e não haverá dois pesos e duas medidas. Eu reputo muito séria a situação que aconteceu aqui. Em havendo representação (no Conselho de Ética) pode ter certeza que o rito será igual para todos", disse o presidente da Casa, reafirmando que não haverá nenhuma medida que não que não seja isonômica.

Principais personagens na briga da última terça-feira, Osmar Baquit e Leonardo Araújo também se manifestaram ontem em plenário. O pedetista lamentou o caráter pessoal dos embates políticos na tribuna da Casa e repudiou as críticas Leonardo Araújo tem feito ao deputado federal Domingos Neto (PSD), relator do Orçamento 2020 no Congresso, e à deputada Patrícia Aguiar (PSD). "Levar esse embate para o lado pessoal não nos leva a nada. Quem perde é a população. As divergências existem e sempre existirão. Sempre haverá um conflito político. Aqui mesmo já tivemos vários, mas não é comum ver essa conotação pessoal", observou.

Por sua vez, Araújo se desculpou "por excessos" na discussão com Baquit e explicou que o enfrentamento ocorreu em uma cena em que teve a "infelicidade de participar num momento em que houve acaloramento". "Peço a todo o povo do Ceará desculpas e qualquer procedimento que for adotado pela Mesa Diretora contará com a minha colaboração", assinalou, ressaltando que é adversário político de diversos parlamentares em disputas municipais, porém, não teve nenhum desentendimento com nenhum colega de Parlamento.

 

Mudança

Leonardo Araújo solicitou que o deputado Walter Cavalcante (MDB) o substitua no andamento do processo contra André Fernandes. "Agora estando na mesma situação, não me sinto legitimado a julgar", disse.

Orçamento

Baquit afirmou que Araújo está equivocado em afirmar que o Ceará esteja sendo prejudicado com o orçamento relatado por Domingos Neto. "Fortaleza recebeu recursos, Tauá recebeu recursos, vários outros municípios do Ceará foram contemplados", disse.

Comissão

No último dia 4, relator do processo na CCJR, o deputado estadual Bruno Pedrosa (PP) acolheu parecer que pediu a suspensão por 30 dias de André Fernandes por quebra de decoro

O que você achou desse conteúdo?