Logo O POVO+
Dirigentes do PT reforçam nome de Luizianne
Politica

Dirigentes do PT reforçam nome de Luizianne

| Eleições |
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Luizianne Lins (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Luizianne Lins

O Partido dos Trabalhadores realizará amanhã a última reunião do diretório municipal. A expectativa é de definição das chapas para vereadores e de escolha do nome da legenda para disputar a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2020. A única inscrita para participar do pleito majoritário é a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), cujo nome é reforçado por dirigentes do partido.

Segundo o presidente do PT em Fortaleza e responsável pelas candidaturas na Capital, o vereador Guilherme Sampaio (PT), a decisão deste domingo contará com aval do governador Camilo Santana (PT), cuja pandemia inviabilizou maior participação dele nas decisões eleitorais até o momento. "Desde o início a compreensão do PT é que esse debate precisa ser discutido com o Camilo, pela liderança que ele representa e assim foi feito" defende.

No início de junho, a saída de Nelson Martins (PT) da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado levantou a possibilidade de o partido tê-lo como alternativa para disputar o cargo à Prefeitura. O encontro de domingo, contudo, não deve desenvolver o tema. "Até o presente momento não recebemos nenhuma manifestação de intenção do Nelson em discutir o assunto. A pauta do encontro é apreciar o nome dela [Luizianne] como candidata do partido", defende Guilherme.

Segundo Guilherme, o momento é de avaliar, consensualmente, "uma alternativa popular e democrática" à gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT). "É um momento de discussão com todas as forças partidárias para também enfrentar o candidato do Bolsonaro, Capitão Wagner" ressalta.

Para o presidente estadual da sigla, Antônio Alves Filho, o Conin, a exoneração de Nelson ainda precisa ser esclarecida pelo Executivo Estadual. O dirigente considera que o ex-secretário tem nome "à altura para qualquer coisa no PT". Contudo, apesar de ainda defender mais discussões sobre o tema, ele aponta que as reuniões em curso apontam para a ex-prefeita de Fortaleza como futura candidata.

"Já conversei com ele [Nelson], mas não houve de sua parte manifestação de postular indicação. O PT tem que a partir de domingo apesar de falar para fora, definir candidato, procurar os partidos de esquerda. Se é possível uma frente de esquerda em Fortaleza, ver quem tem disposição e quer vir apoiar a Luizianne. Espero que conversemos", defende Conim.

 

Convidados

Entre os convidados para a reunião - que será remota - estão a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-candidato a presidente, Fernando Haddad, o ex-senador Lindbergh Farias e a ex-presidente do República, Dilma Rousseff.

 

O que você achou desse conteúdo?