Logo O POVO+
AL deve retomar trabalhos presenciais até próxima semana
Politica

AL deve retomar trabalhos presenciais até próxima semana

Testes, regras de distanciamento e de uso da tribuna farão parte do protocolo de segurança
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Assembleia Legislativa do Ceará tem feito testagens nos funcionários desde o dia 17 de julho (Foto: Divulgação/AL-CE)
Foto: Divulgação/AL-CE Assembleia Legislativa do Ceará tem feito testagens nos funcionários desde o dia 17 de julho

Deputados estaduais devem retornar ao plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) para sessões presenciais entre os dias 9 e 15 de julho. O líder do governo Camilo na Casa, Júlio César Filho (Cidadania), informou que o reinício dos trabalhos será gradativo, com controle da entrada em plenário, além de testes rápidos e medição de temperatura.

Enquanto uma tribuna estiver sendo usada por um parlamentar, a outra estará sob higienização, e assim sucessivamente, acrescentou. Para evitar circulação de pessoas e ocupação de vários ambientes, facilitadores da disseminação da infecção, comissões deverão se reunir no próprio plenário.

Júlio César Filho se reuniu na semana passada com o presidente da Casa, José Sarto (PDT), e o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Fortaleza, o pesquisador Antônio Silva Lima Neto, conhecido como Tanta, para debater diretrizes da retomada.

Nova reunião, desta vez entre Sarto e o secretário da Saúde do Ceará, o médico Dr. Cabeto, estava marcada para ontem. A expectativa era de que se evoluísse na construção de protocolo de segurança para parlamentares, servidores e jornalistas que comumente circulam no espaço.

Procurado por O POVO, o secretário limitou-se a dizer que o encontro não ocorreu. A assessoria da Casa e da Presidência não deram retorno conclusivo sobre o tema.

O ponto facultativo da AL-CE foi estendido até o próximo dia 12. Como uma das fases preparatórias para o recomeço presencial, servidores e deputados estão sendo submetidos a testes. Totens com álcool em gel estão disponíveis pelo Legislativo.

Júlio César Filho acrescenta que a ideia para deputados pertencentes ao grupo de risco é de que participem das sessões remotamente, a partir dos próprios gabinetes. "Está sendo feito um estudo de até quantas pessoas serão permitidas a entrada para manter a sessão em funcionamento. Taquigrafia, (Departamento) Legislativo, imprensa" ele exemplificou.

Ao O POVO, Tanta disse que Sarto se colocou receptivo às sugestões oferecidas durante a reunião. Dentre elas, a presença em plenário de um assessor por parlamentar.

Em contexto de normalidade, é comum que deputados estejam rodeados por auxiliares de diversas áreas, como jurídicos, de comunicação e chefes de gabinete. O epidemiologista acrescentou que, de acordo com o que sugeriu, todos os presentes em plenário devem ser submetidos a testes rápidos.

Câmara Municipal

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) se reunirá nesta quarta-feira, 8, para discutir um protocolo (já existente) de retorno de vereadores ao plenário. O POVO falou com a assessoria da Presidência, que retornou que detalharia a retomada após a quarta-feira. O líder de Roberto Cláudio no Legislativo, Ésio Feitosa (PSB), afirmou que "a vontade da maioria dos vereadores é voltar o mais rápido possível."

 

O que você achou desse conteúdo?