Logo O POVO+
Como foi a reabertura da Assembleia Legislativa do Ceará
Politica

Como foi a reabertura da Assembleia Legislativa do Ceará

Parlamento Estadual voltou após 120 dias de sessões remotas com novas regras de convívio. Encontros presenciais ocorrerão uma vez por semana, às quintas-feiras
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.07.2020:  Assembleia Legislativa do Ceará volta a ter atividades presenciais nesta quinta-feira atendendo todas as medidas de segurança.  (Foto: Thais Mesquita/O POVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.07.2020: Assembleia Legislativa do Ceará volta a ter atividades presenciais nesta quinta-feira atendendo todas as medidas de segurança. (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

Após mais de 120 dias sob regime de sessões remotas, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) retomou as atividades presenciais ontem em meio a um conjunto de protocolos sanitários adotados em razão da pandemia do novo coronavírus. Sinalizações de distâncias mínimas entre pessoas e totens com álcool em gel em vários pontos foram algumas das medidas adotadas para viabilizar o trânsito seguro de pessoas nas dependências do Parlamento.

Logo na recepção principal, pouco após a fachada da Casa, a temperatura de todos os entrantes foi medida. Essas pessoas todas, entre deputados, assessores, servidores e jornalistas que cobrem o cotidiano parlamentar, já haviam sido previamente testadas para Covid-19.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.07.2020:  Assembleia Legislativa do Ceará volta a ter atividades presenciais nesta quinta-feira atendendo todas as medidas de segurança. Entrada com medição de temperatura e limpeza das mãos (Foto: Thais Mesquita/O POVO)
Foto: Thais Mesquita
FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.07.2020: Assembleia Legislativa do Ceará volta a ter atividades presenciais nesta quinta-feira atendendo todas as medidas de segurança. Entrada com medição de temperatura e limpeza das mãos (Foto: Thais Mesquita/O POVO)

A reportagem do O POVO, por exemplo, foi submetida à coleta por swab (na qual a amostragem é coletada com um cotonete nas vias aéreas superiores e utilizada para o teste RT-PCR) no último sábado, 18. Os resultados negativos para Covid-19 foram recebidos na noite dessa quarta-feira, 22, condição que permitiu o ingresso no Legislativo Estadual.

O presidente da AL-CE, José Sarto (PDT), afirmou que três mil testes foram adquiridos para verificação do quadro clínico de todos os que entraram na Casa. A imprensa teve de se credenciar antecipadamente. A ela, dois espaços foram reservados, nas extremidades do plenário. O costume fez com que a maioria dos profissionais ficasse no espaço originalmente destinado.

Todos que atravessaram uma espécie de antessala do Plenário 13 de Maio receberam os exames impressos e novas máscaras de proteção. Como ainda se trata de fase inicial de retorno, as sessões presenciais ocorrerão uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, o tradicional dia de votações.

Deputados pertencentes ao grupo de risco terão a opção de acompanhar a sessão virtualmente, inclusive com possibilidade de comentar a fala de outro colega, como se estivessem fisicamente no local. O decano da Casa, Fernando Hugo (PP), 67, por exemplo, resolveu acompanhar o expediente de ontem pelo aplicativo Zoom. Assim fizeram outros parlamentares mais jovens, como Salmito Filho (PDT) e Danniel Oliveira (MDB).

Uma lista solicitada e concedida ao O POVO pelo Departamento Legislativo mostrou que, às 9h55min, 37 dos 46 deputados haviam registrado presença, dos quais oito o fizeram para participação por meio de videoconferência. Os que resolveram estar fisicamente presentes também se depararam com novas regras.

Nos gabinetes, o número máximo de auxiliares permitidos foi quatro. No plenário, somente um. Enquanto uma tribuna estava sendo usada por um deputado, a outra era higienizada, como também tem acontecido na Câmara dos Deputados.

A volta dos bastidores

"Antes de mais nada, é importante dizer aqui que a Mesa Diretora e o Colégio de Líderes se reuniram várias vezes de forma remota para estudar a retomada gradual dos trabalhos presenciais, ouvindo autoridades sanitárias, como o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, Antônio Lima, e o secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto. Estamos aqui testados e usando equipamentos de proteção individual na data que previmos", tranquilizou Sarto na abertura da sessão.

Para que a primeira experiência transcorresse rapidamente, sem debates com potencial de se estender, projetos de menor complexidade foram aprovados como. Caso do cancelamento do recesso parlamentar programado para julho, como modo de atenuar os efeitos negativos da pandemia à produção legislativa.

Concurso

O presidente da AL-CE, José Sarto, anunciou para o mês de outubro a realização do concurso público da Casa. O certame, previsto inicialmente para julho, foi adiado em razão da pandemia. O novo calendário, com a data da prova, será divulgado em breve. Mais de 30 mil pessoas se inscreveram

 

O que você achou desse conteúdo?