Logo O POVO+
Psol adia convenção partidária que oficializaria Renato Roseno como candidato
Politica

Psol adia convenção partidária que oficializaria Renato Roseno como candidato

| Eleições 2020 | Evento foi adiado para 14 de setembro para não desrespeitar orientação publicada pelo Ministério Público Eleitoral, que veta convenções presenciais antes do dia 7
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RENATO ROSENO é pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Psol (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita RENATO ROSENO é pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Psol

A convenção que homologaria Renato Roseno (Psol) como candidato à Prefeitura de Fortaleza foi adiada para o dia 14 de setembro, a partir das 19 horas. Previsto para ontem pela legenda, o evento precisou ser desmarcado em virtude de restrições impostas por uma orientação técnica do Ministério Público Eleitoral (MPE).Até esse sábado, 5, o Psol avaliava a possibilidade de organizar uma convenção híbrida, parte presencial e parte virtual.

O MPE recomenda, porém, que "a realização de convenções partidárias até o dia 6 de setembro deverá necessariamente - em qualquer que seja a circunscrição eleitoral - seguir o modelo virtual".Convenções presenciais só serão permitidas a partir de segunda-feira, 7, segundo a mesma indicação do MPE, e apenas "em relação aos municípios da Região de Saúde de Fortaleza e desde que novo decreto de transição seja editado para permitir a ocorrência de eventos - com um número máximo de pessoas menor que 100 (cem) - antes do dia 14 de setembro".

Somente do dia 14/9 em diante é que convenções presenciais são autorizadas, limitando-se ao patamar estrito de "100 (cem) pessoas e com o respeito às regras sanitárias", como uso de máscara obrigatório e distanciamento social. Prefeiturável socialista, Renato Roseno seria o segundo pré-candidato na capital cearense a se oficializar. O primeiro foi Samuel Braga, ex-vereador do Patriota lançado no dia 1º de setembro.

Na próxima segunda-feira, 7, o potencial candidato e deputado federal Capitão Wagner (Pros) prepara a sua convenção, com participação presencial obedecendo-se aos critérios determinados pelo MPE. Embora não tenham batido o martelo, PDT e PT trabalham internamente com os dias 12 e 13 de setembro, respectivamente. O PSL agenda o ato para 14, com o deputado federal Heitor Freire de postulante - mesmo dia em que Roseno e a vice Raquel Lima (PCB) são homologados.

O POVO apurou que, caso não seja viável lançar nome no dia 12, o PDT também prevê convenção no dia 14. Se o cenário se confirmar, a capital cearense poderá ter três convenções num mesmo dia: PSL, PDT e Psol.

O PV do deputado federal Célio Studart fecha o calendário de pré-candidatos no dia 16 de setembro, o último do prazo legal estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. No bloco dos indecisos, estão ainda PSDB, MDB e DEM.

Em conversa com a reportagem, o ex-senador Eunício Oliveira havia acenado com o dia 15/9, em referência ao número do partido, mas a candidatura própria ainda não foi definida, tampouco aliança com outro partido. Tucanos e Democratas vivem situação semelhante. Embora tenham um pré-candidato, o ex-deputado estadual Carlos Matos (PSDB), o grupo discute possibilidade de apoiar candidato do Pros ou do PDT.

Em entrevista a O POVO na última quinta-feira, Chiquinho Feitosa, presidente do DEM, disse que a única certeza neste momento é que PSDB e sua legenda têm acordo para saírem juntas no pleito, seja no governismo ou na oposição. As duas legendas definem o quadro em reunião no início da semana que vem.

 

O que você achou desse conteúdo?