Logo O POVO+
O POVO promove debate multiplataforma entre candidatos em Fortaleza
Politica

O POVO promove debate multiplataforma entre candidatos em Fortaleza

| Prefeitura | Está marcado para a próxima segunda-feira, às 18 horas, o primeiro encontro entre os dois postulantes ao Paço Municipal neste segundo turno
Edição Impressa
Tipo Notícia
Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) disputam o 2º turno da eleição para prefeito de Fortaleza (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) disputam o 2º turno da eleição para prefeito de Fortaleza

O Grupo de Comunicação O POVO realiza debate entre os candidatos a prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) nesta segunda-feira, 23, a partir de 18 horas. É o primeiro encontro entre os postulantes no segundo turno. A data foi acertada com as assessorias dos candidatos ainda na primeira etapa da corrida eleitoral.

As ideias e propostas dos candidatos em Fortaleza poderão ser acompanhadas pelos veículos do O POVO, dentro de uma perspectiva multiplataforma: Canal FDR - antiga TV O POVO -, portal de notícias O POVO Online, Rádio O POVO CBN (FM 95,5 e AM 1.010) e mídias sociais (Facebook e Youtube) do O POVO Online. A edição impressa do O POVO traz vasta cobertura, com repercussão, bastidores e análises no dia seguinte.

Diretor-geral de Jornalismo do O POVO, Arlen Medina Néri afirma que a cobertura das eleições historicamente passa pela Casa.

"Temos uma boa tradição nisso e ela se ressignifica a cada pleito. O debate sempre é uma oportunidade para que os candidatos se apresentem com inteireza aos moradores da Cidade. E o eleitor gosta dessa coragem de se apresentar e mostrar as propostas."

Para Erick Guimarães, diretor-executivo de Jornalismo e um dos coordenadores da cobertura eleitoral do O POVO, o debate público ganha com um evento cuja essência é o confronto amplo. "É um espaço de um embate mais franco entre os candidatos, permite contrastar melhor as opiniões deles."

Ainda segundo Guimarães, todos os esforços para a realização do debate no primeiro turno foram empreendidos, mas o número de candidaturas - 11 - e o contexto de pandemia de Covid-19 terminaram por inviabilizar a concretização deste planejamento.

Colunista e editor-executivo de Política O POVO, Guálter George lembra ainda que é nesse tipo de ambiente não controlado pelas campanhas (como são as redes sociais e os programas eleitorais) que o eleitor consegue analisar como os pretendentes ao Executivo Municipal se comportam. É uma possibilidade de entendê-los sob pressão, ele explica.

Guálter destaca que o debate é especialmente necessário no cenário de 2020, pois campanhas municipais são marcadas por agendas de rua, uma característica parcialmente comprometida pela pandemia, mas compensada por essas programações.

O POVO iniciou a cobertura eleitoral ainda em janeiro, com entrevistas na Rádio O POVO CBN e no portal O POVO Online com todas as pré-candidaturas àquele momento postas. Outra rodada de perguntas e respostas com os pré-candidatos foi feita posteriormente, em agosto.

No dia 13 de outubro, já com as candidaturas definidas, O POVO iniciou série de entrevistas com os postulantes ao Paço Municipal. Todos foram ouvidos, à exceção de José Loureto (PCO), com pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O programa Hora Política foi inserido na grade de programação da Rádio O POVO CBN em virtude do período eleitoral. Um espaço criado para, cotidianamente a partir de 16 horas (de segunda à sexta-feira), explorar os fatos da política e da campanha com bastidores e análises.

Além das reportagens diárias, a plataforma multistreaming O POVO também disponibilizou curso sobre a história política recente de Fortaleza, uma incursão sobre todos os ciclos pelos quais a Capital atravessou.

 

O que você achou desse conteúdo?