Dois dias após o resultado das eleições municipais em Caucaia, o processo de transição entre as gestões foi, finalmente, iniciado. A pressa se deve ao curto espaço de tempo que o prefeito eleito, Vitor Valim (Pros), terá para ficar a par da situação do município.
"Estamos trabalhando desde o resultado das eleições com o objetivo de agilizar e tentar tomar ciência sobre a real situação da Prefeitura. O prazo é muito curto, apenas um mês, mas de muito trabalho", explica Valim.
A institucionalização do processo de transição e a montagem de uma equipe são os primeiros passos do procedimento de mudança de gestão. O prefeito eleito afirma que o caminho para sua administração em 2021 já foi iniciado.
"A equipe que integra a Comissão de Transição já foi formada e o documento formal com a solicitação do início da transferência da gestão já foi entregue no gabinete do atual gestor. Tudo com o objetivo de dar celeridade e transparência ao processo de transição", relata o prefeito eleito.
Assim como Vitor Valim, o atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), evitou falas que pudessem prejudicar o momento de transição entre os dois governos, e, através de nota, prometeu que o processo será feito de forma respeitosa e transparente. A atual administração municipal confirma o início do processo de transição entre os opositores.
"A Prefeitura de Caucaia informa que recebeu, nesta terça-feira, 1º, a indicação dos nomes para compor a equipe de transição do prefeito eleito, e que cumprirá todos os prazos legais estabelecidos na legislação municipal, reiterando que os trabalhos se darão de forma respeitosa e transparente".
Parte fundamental para a eleição de Vitor Valim no segundo turno, Emilia Pessoa (PSDB), recebeu o convite do representante do Pros para participar do seu governo, como a nova Secretária de Educação do município.
"Emília Pessoa já foi convidada para ocupar a pasta de Educação. Ela é uma técnica, professora e muito preparada para assumir o desafio de tirar Caucaia do último lugar no ranking do Spaece em alfabetização", afirma Valim.
Em 2020, a representante do PSDB ocupou o terceiro lugar, com 32.492 votos, na disputa pela cadeira de Chefe do Executivo em Caucaia. Roberto Pessoa (PSDB), vencedor da corrida eleitoral em Maracanaú e é primo dela, foi o articulador da parceria. Após o resultado das urnas, Roberto chegou a afirmar que a vitória de Valim também pertencia a Emília.
A reportagem tentou contato com a ex-candidata à Prefeitura de Caucaia, Emília Pessoa, mas não obteve retorno até o fechamento da página. Entretanto, a tucana manifestou-se em suas redes sociais.
"Estamos a menos de 48h pós eleição, onde foi consagrada nossa vitória e a do povo de Caucaia. Quero dizer que o Vitor e o Deuzinho já estão formatando uma equipe de transição. Estamos aguardando o pronunciamento da prefeitura para que possamos atuar nas secretarias com maior rapidez. Sabemos que existem muitos rumores, peço que pensem de forma positiva e torçam em oração para que dê tudo certo", diz Emília.
Um dos líderes da oposição no Estado, o senador Luis Eduardo Girão também reconhece a importância da união da base de aliados para se fortalecer no Ceará.
"Desejo tudo de bom para Valim e Emília Pessoa, que foi fundamental, candidata que apoiei no primeiro turno. Acho que ela foi muito importante nessa vitória apertada, e que Deus abençoe a gestão do novo prefeito eleito de Caucaia", destaca Girão.