Logo O POVO+
Tasso é o senador mais bem avaliado do Ceará, aponta Datafolha
Politica

Tasso é o senador mais bem avaliado do Ceará, aponta Datafolha

| PESQUISA | Levantamento mostra que tucano mais bem colocado entre os três senadores da bancada cearense, segundo os eleitores de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tasso Jereissati, senador do PSDB (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Tasso Jereissati, senador do PSDB (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Pesquisa O POVO/Datafolha feita no fim de novembro mostra que Tasso Jereissati (PSDB) é o senador mais bem avaliado entre os três que integram a bancada do Ceará no Legislativo.

Questionados sobre o desempenho do tucano, 44% dos eleitores de Fortaleza entrevistados o consideraram ótimo/bom, 29% responderam regular e 16% o avaliaram como ruim/péssimo. Não sabem são 10%.

Realizado nos dias 27 e 28/11, o levantamento ouviu 1.471 eleitores da Capital. A margem de erro máxima da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Ainda de acordo com a sondagem, o senador Cid Gomes (PDT) possui 36% de ótimo/bom, 30% de regular e 27% de ruim/péssimo. Não sabem representam 7%.

Eduardo Girão (Podemos) apresenta 28% de ótimo/bom, 28% de regular e 12% de ruim/péssimo. O percentual dos eleitores que não sabem avaliar, todavia, supera os demais números: 32%.

021220Avaliacao dos senadores cearenses
Foto: Luciana Pimenta
021220Avaliacao dos senadores cearenses

Dos três senadores, Tasso está à frente do mandato há mais tempo. Foi eleito em 2014, enquanto Cid e Girão conquistaram suas vagas em 2018, quando o Ceará preencheu dois postos na Casa.

Naquele ano, o então presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB), foi ultrapassado pelo candidato do Podemos na reta final da disputa, elegendo-se com 1.325.786 votos (17,09%) contra 1.313.793 (16,93%) do emedebista, uma diferença de apenas 11.993 sufrágios.

Cientista político e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cleyton Monte considera que pesquisas que têm como foco cargos de deputado ou de senador, "mesmo que sejam de destaque, trazem geralmente avaliação de visibilidade" e muito pouco da produtividade em si do parlamentar.

"Penso que esses índices indicam mais o conhecimento do público com relação a essas figuras, como se fosse um recall", diz Monte, "do que propriamente uma avaliação objetiva desses parlamentares".

Para ele, 2020 foi um ano em que a bancada de senadores cearenses esteve frequentemente sob holofotes. "Esses três parlamentares tiveram atuação importante", aponta. "Tasso, por exemplo, esteve muito envolvido no debate do marco regulatório do saneamento, o Cid teve a questão do motim da PM e das articulações no Ceará e o Girão fez defesa de várias pautas do governo Bolsonaro."

Mais bem avaliado, Tasso ressalta que "esse foi um ano bastante difícil e diferente por causa da pandemia e grande parte das sessões foi remota". O congressista pondera que alguns colegas de Parlamento "tiveram mais ou menos dificuldades de apresentar ou de se sobressair no seu trabalho".

"De qualquer maneira", segue o senador, "fico muito lisonjeado e feliz. Depois de tantos anos, ter esse reconhecimento da população cearense e da população de Fortaleza me dá muito orgulho de trabalhar para esse povo".

Senador Luiz Eduardo Girão coordena as ações eleitorais
Foto: MAURI MELO/O POVO
Senador Luiz Eduardo Girão coordena as ações eleitorais

Já Eduardo Girão critica o instituto que fez o levantamento sobre a avaliação dos senadores. "Primeiramente, ressalto que causa estranheza a inserção de uma pesquisa assim tão genérica e superficial, às vésperas de uma eleição municipal", coloca.

Sobre isso, anuncia que está "entrando com uma representação junto à Procuradoria do Tribunal Regional Eleitoral no sentido de apurar os erros tão grosseiros cometidos pelos institutos de pesquisa em Juazeiro do Norte, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza".

O representante do Podemos também assinala que, "diferentemente de trabalhos sérios como o Ranking dos Políticos, essa pesquisa não apresenta nenhum critério técnico que possa servir para avaliar de fato o desempenho de cada senador".

Procurado por meio de sua assessoria, o senador Cid Gomes não respondeu ao O POVO até o fechamento desta página.

Foto: AURELIO ALVES

 

O que você achou desse conteúdo?