Logo O POVO+
PDT define nome para comando da AL-CE até semana que vem; Evandro Leitão é o mais cotado
Politica

PDT define nome para comando da AL-CE até semana que vem; Evandro Leitão é o mais cotado

| Legislativo | Escolha de Leitão para suceder Sarto, porém, esbarra em acordo informal no qual atuais membros da Mesa Diretora não seguiriam no biênio seguinte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SARTO presidiu ontem primeira sessão da AL-CE após ele vencer eleição para prefeito (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita SARTO presidiu ontem primeira sessão da AL-CE após ele vencer eleição para prefeito

Partido com maior bancada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o PDT deve indicar o nome para a sucessão da presidência da Casa até a semana que vem. O mais cotado para assumir o posto é o deputado estadual Evandro Leitão (PDT).

A escolha de Leitão, todavia, esbarra no acordo informal feito com outros integrantes da legenda no início dos trabalhos do biênio, ainda em 2019. Por esse entendimento, os atuais ocupantes da mesa diretora da AL-CE não permaneceriam para o biênio seguinte.

Primeiro-secretário, Evandro Leitão estaria, em tese, impedido de postular a função. Reservadamente, um pedetista classificou a possível ruptura desse acerto como "um absurdo", mas disse que, caso o combinado se desfaça, "Evandro é o que tem mais chances reais".

Há outros nomes na mesa das lideranças pedetistas e do Governo na AL-CE, porém. Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle, Sérgio Aguiar é um deles. Também incluídos numa "lista de cinco" estão Tin Gomes, Antônio Granja e Zezinho Albuquerque (PP), licenciado do mandado e titular da Secretaria de Cidades do governo Camilo Santana (PT).

Ao O POVO, Granja diz que o partido tem "vários nomes bons", mas projetou "unidade da base em torno de um só nome". "Digo PDT por ser o partido majoritário da Casa. É tradicionalmente a presidência fica com o partido majoritário", afirmou.

Já o deputado estadual Tin Gomes confirma que os potenciais candidatos à mesa são esses presentes na lista. Em seguida, considerou que, até a escolha, "vai ter muita conversa ainda".

Segundo Sérgio Aguiar, essas "conversações estão sendo conduzidas tanto pela bancada quanto pelo presidente da AL (José Sarto) e pelo líder do PDT, além do líder do Governo".

Segundo ele, "é uma conversa pacífica, tranquila" e "não existe disposição de querer ir contra". "Deve ser consensual", acrescentou.

Questionado se se apresentou como postulante, o parlamentar afirma que se sente preparado. "Fui primeiro-secretário, líder do Governo, líder do partido, atualmente presido a Comissão de Fiscalização e Controle. Me sinto preparado e capacitado. Seria uma grande honra", admite.

Aguiar reitera acerto feito em 2019 dentro da legenda para a composição da mesa. "Em princípio, havia acordo ou regra de que, quem participasse da primeira mesa, não participaria do segundo biênio. Naquele momento, eu tinha intenção de participar", relata.

O deputado estadual Evandro Leitão foi procurado para comentar o assunto, mas, por meio de assessoria, disse que não se manifestaria ainda.

 

O que você achou desse conteúdo?