Logo O POVO+
Com assinatura de Evandro, PEC quer proibir reeleição na mesa diretora da Assembleia do Ceará
Politica

Com assinatura de Evandro, PEC quer proibir reeleição na mesa diretora da Assembleia do Ceará

Texto também alcança outros cargos da Mesa Diretora. Em breve justificativa, a proposta fala em "possibilitar maior alternância e participação democrática de parlamentares na composição da Mesa Diretora da Assembleia"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LÍDER do PDT na AL-CE, Guilherme Landim é o autor da PEC (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita LÍDER do PDT na AL-CE, Guilherme Landim é o autor da PEC

Deu entrada na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), no último dia 3, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o fim da reeleição à Presidência e aos demais cargos da Mesa Diretora

O texto modificativo é de autoria do deputado estadual Guilherme Landim, líder da bancada do PDT no Legislativo. Um servidor da Casa afirmou reservadamente ser possível que a PEC seja lida na quinta-feira, o dia em que tem ocorrido as sessões plenárias presenciais. Ainda não há certeza quanto a isso.

Em breve justificativa, a PEC fala em "possibilitar maior alternância e participação democrática de parlamentares na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará." 

LEIA TAMBÉM > Érico Firmo: A remontagem do grupo do poder 

Na versão do documento a que O POVO teve acesso, por meio de um deputado, constam pelo menos 19 assinaturas posicionadas ao lado dos nomes dos deputados, entre as quais a de Evandro Leitão (PDT), presidente da Casa eleito nesta terça-feira, 8, por unanimidadeO POVO não conseguiu identificar outras espalhadas ao longo do documento de quatro páginas. 

No desfecho das tratativas que resultaram na condução de José Sarto (PDT) à presidência do Legislativo, em 2019, houve a publicização por parte de alguns deputados de um acordo pela não recondução de nenhum membro da Mesa Diretora àquele momento formada. O que não se concretizou na nova composição, agora sob presidência de Leitão, antes 1º secretário. 

À época, Sarto negou ter havido qualquer combinado dessa natureza, reduzindo essas conversas a meras teses, possibilidades. Zezinho Albuquerque (PDT), por sua vez, confirmou a existência do trato.

Hoje na Secretaria de Cidades, Albuquerque era um dos pretendentes ao posto máximo do Parlamento, mais uma vez. Como ele, pleiteavam a função os pedetistas Tin Gomes e Sérgio Aguiar.  

Questionado por O POVO, Guilherme Landim nega que a PEC seja oriunda de nenhum acordo político travado na bancada do PDT. "Foi uma discussão que veio sendo feita ao longo de algum tempo por vários deputados, e eu tomei essa iniciativa junto com vários outros de propor essa análise à Casa." 

Landim acrescenta que os deputados que assinaram a proposta, de modo que ela possa iniciar tramitação, não necessariamente a apoiarão numa situação apreciação em plenário - estágio decisivo.

"Essas pessoas que assinaram, assinam para que ela possa ser pautada e discutida. Nosso intuito é estar ai em consonância com a Constituição Federal, que já faz essa ressalva da reeleição, e para que possa haver uma rotatividade mesmo, uma oxigenação. Enfim, é mais nesse sentido", afirma o líder do PDT.

O que você achou desse conteúdo?