Em dia que marcou o início formal da transição entre governos em Fortaleza, o prefeito eleito José Sarto (PDT) conciliou primeiras reuniões para o processo com intensa articulação de olho na relação do futuro governo com vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Reuniões da equipe de transição começaram oficialmente na manhã de ontem, em uma sala do Palácio do Bispo, sede administrativa da Prefeitura de Fortaleza, no Centro. No primeiro dia de conversas, Sarto e a equipe de transição discutiram com técnicos da gestão Roberto Cláudio (PDT) ligados às áreas de planejamento, orçamento e gestão.
A ideia é que o prefeito eleito e sua equipe se reúnam com todos os secretários do atual governo, para receber um "raio-x" das finanças e projetos em andamento. Segundo o vice-prefeito eleito, Élcio Batista (PSB), há preocupação sobretudo com possíveis prazos contratuais que precisam ser observados pela futura gestão.
Os encontros da equipe de transição devem ocorrer todos os dias ao longo da semana, com apoio de técnicos da Prefeitura. Fazem parte do grupo, além de José Sarto e Élcio Batista, os secretários de RC Samuel Dias (Governo), Marcelo Pinheiro (chefe de Gabinete), Ferruccio Feitosa (Regional II), Renato Lima (coordenador das Regionais).
A agenda de transição não foi, no entanto, o único compromisso de José Sarto nesta segunda-feira. Pela tarde, o prefeito eleito participou de evento que anunciou união do PDT em torno da candidatura do deputado Evandro Leitão (PDT) na eleição da Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, marcada para ocorrer hoje.
Na semana passada, Sarto dedicou boa parte de suas tardes em articulação pela eleição de Evandro, com uma série de reuniões e conversas com deputados do PDT.
A situação da base aliada do futuro governo na CMFor também foi objeto de atenção do prefeito eleito na tarde de ontem. Após participar do evento na Assembleia, Sarto se reuniu com bancadas de diversos partidos, incluindo seis parlamentares eleitos pelo PMB, PP, DEM e PSDB.
Deste grupo, apenas dois, Wellington Sabóia e Germano Heman (ambos do PMB), são de partidos que não integravam a coligação de Sarto na eleição deste ano. Pelo contrário, ambos estão entre os 12 parlamentares eleitos pelo bloco de apoio ao adversário Capitão Wagner (Pros), tendo tanto Sabóia quanto Heman pedido votos para o candidato derrotado na disputa.
Na reunião de ontem, no entanto, clima era de descontração e diálogo. "Além de agradecer pelo apoio que venho recebendo, trocamos ideias importantes para Fortaleza seguir avançando ainda mais!", destacou Sarto em mensagem publicada, junto com a foto dos parlamentares, nas redes sociais.
Ao todo, os dez partidos da coligação de Sarto elegeram 25 vereadores na disputa deste ano, contra 12 da coligação de Wagner. A expectativa do entorno do prefeito eleito, no entanto, é que o número de parlamentares aliados vá além dos 25 eleitos, com promessa de diálogo inclusive com vereadores eleitos pelo bloco da oposição.