Logo O POVO+
Secretários apresentarão "Raio-X" para prefeito eleito
Politica

Secretários apresentarão "Raio-X" para prefeito eleito

| TRANSIÇÃO | Começa oficialmente hoje a "travessia" entre gestões Roberto Cláudio e José Sarto em Fortaleza. Debates iniciais focarão Orçamento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EQUIPE de transição entre as gestões RC e Sarto foi anunciada na última quinta-feira (Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE FORTALEZA)
Foto: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE FORTALEZA EQUIPE de transição entre as gestões RC e Sarto foi anunciada na última quinta-feira

Após dias de articulações internas voltadas para a sucessão de Casas Legislativas do Estado, transição entre governos Roberto Cláudio (PDT) e José Sarto (PDT) começa oficialmente hoje em Fortaleza. Em reuniões no Paço Municipal, será apresentado à equipe de transição um "Raio-X" da Prefeitura, com detalhes de despesas e desafios de cada secretaria municipal.

Segundo o vice-prefeito eleito de Fortaleza, Élcio Batista (PSB), foi elaborado um cronograma de apresentações entre o grupo e equipes de todas as secretarias de Fortaleza. "A gente vai utilizar essas apresentações para traçar um panorama geral da Prefeitura. Ao mesmo tempo, a transição é sempre uma preparação para quem vai assumir", afirma Élcio.

Hoje pela manhã, deverão apresentar balanço a Secretaria de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sepog) e pastas vinculadas, como o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), o Instituto de Previdência do Município (IPM) e a Comissão de Licitação de Fortaleza (CLFor), além do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).

"É natural que sempre comece com secretarias relacionadas ao Orçamento. Temos que ver muito do que está planejado para os próximos anos", destaca Élcio. "Você tem as informações necessárias para todos os secretários que vão assumir as pastas, e a partir dessas informações já pode organizar como vai ser o começo dos trabalhos", afirma.

Entre pontos que terão destaque na reunião de hoje, o vice-prefeito eleito destaca questões orçamentárias como o último Plano Plurianual da Prefeitura, que valerá ainda para 2021. Ele destaca também peças como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2021, atualmente em discussão na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Élcio ainda evita, no entanto, falar sobre como os trabalhos de hoje podem antecipar primeiras ações da gestão ou até o perfil do futuro secretariado. "Isso aí já é questão de governo. Agora vamos focar na transição, nesse raio-x mesmo, para a gente ter as informações necessárias".

Os trabalhos de transição devem ocorrer em uma sala destacada no Palácio do Bispo, sede administrativa da Prefeitura no Centro de Fortaleza. A equipe foi anunciada na última quinta-feira, 3, e inclui nomes próximos tanto de Roberto Cláudio quanto de José Sarto.

Perfil dos escolhidos indica prováveis secretários da futura gestão, incluindo titulares de pastas do governo RC como Samuel Dias (Governo), Ferruccio Feitosa (Regional II) e Renato Lima (Coordenação de Regionais), todos nomes ativos da campanha de Sarto.

Dias, "braço direito" do atual prefeito e que chegou a ser pré-candidato do PDT à Prefeitura, coordenou o Plano de Governo do prefeito eleito. Já Ferruccio Feitosa foi das figuras mais ativas na campanha, inclusive "dirigindo" Sarto em atos pela periferia de Fortaleza.

A ausência de representatividade entre a equipe, no entanto, foi motivo de questionamentos diversos nas redes sociais. No Twitter, diversos fortalezenses criticaram a ausência de pessoas negras ou de mulheres entre os principais nomes das equipes. Nada disso impede, no entanto, o futuro prefeito de ampliar a representação em um eventual secretariado da gestão.

 

Quem é quem na transição

José Sarto: Prefeito eleito de Fortaleza, comanda a transição ao lado da equipe escolhida por ele e Roberto Cláudio. Prioridades elencadas por ele no processo serão o primeiro indicativo de quais serão as principais prioridades do futuro governo.

Élcio Batista: Vice-prefeito eleito, Élcio tem surpreendido aliados por postura protagonista na articulação política do governo. A expectativa é que a tendência seja mantida no processo de transição e que o vice acabe em cargo de destaque na própria gestão.

Samuel Dias: Secretário de Governo, é considerado "braço direito" de Roberto Cláudio. É um dos principais técnicos da gestão, coordenando o Comitê de Gestão Fiscal, que administra caixa da Prefeitura. Elaborou Plano de Governo de Sarto.

Ferruccio Feitosa: Secretário da Regional II e ex-secretário da Copa no governo Cid Gomes. Durante a campanha, acompanhou Sarto em agendas e até dirigia carro com o candidato em "rolezinhos" pela cidade.

Marcelo Pinheiro: Chefe de Gabinete de RC, tem perfil discreto e voltado aos bastidores, mas participou de todas as principais discussões da gestão nos últimos anos, como mudanças na tabela de alvarás da Prefeitura.

Renato Lima: Secretário coordenador das Regionais de Fortaleza, foi também coordenador de articulação da campanha de Sarto. Já assumiu outras Regionais na gestão RC, se destacando por atuação sempre próxima a vereadores da base.

 

Perfil

Chama a atenção forte perfil político de algumas das indicações para a equipe de transição. Com exceção de Samuel Dias, focado em gestão, a maioria dos indicados possui forte interlocução política em Fortaleza

 

O que você achou desse conteúdo?