Atuais titulares de secretarias do governo Roberto Cláudio (PDT) deverão fazer parte do governo José Sarto (PDT), conforme o próprio prefeito eleito já confirmou em diversos momentos desde a eleição. Os nomes mantidos, no entanto, não deverão ocupar as mesmas funções que ocupavam na atual gestão, informam interlocutores próximos do futuro gestor.
Segundo eles, a ideia é que os quadros aproveitados de RC façam um “rodízio” por outras pastas e funções, até como uma forma de dar “novo gás” para os indicados. Deverão ser aproveitados sobretudo técnicos que exercem funções em pastas ligadas a áreas sensíveis da administração, inclusive na gestão de programas de áreas prioritárias como saúde e educação.
Um nome que exemplifica bem a mudança é o de Samuel Dias, “braço-direito” do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Atualmente, ele ocupa a Secretaria de Governo (Segov), mas deve ser mantido por conta de sua familiaridade com os projetos em andamento e com a própria disponibilidade dos cofres públicos municipais.
No futuro governo, no entanto, Dias deve ocupar outra função, sendo hoje a mais cotada a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), responsável pelo acompanhamento de obras e grandes projetos da Prefeitura de Fortaleza. Em sentido parecido, João Pupo também deve circular da pasta de Conservação e Serviços Públicos para outra área técnica.
Os “aproveitamentos” não atingem apenas secretários e membros do primeiro escalão, mas também uma série de técnicos que possuem experiência na administração municipal. Equipes que participam de projetos em andamento na educação, por exemplo, também podem ser mantidos, fazendo apenas o “rodízio” para outras áreas na gestão.