Logo O POVO+
Sarto busca "notável" para saúde e parlamentares
Politica

Sarto busca "notável" para saúde e parlamentares

| Secretariado | Indicações do "núcleo duro" da gestão seguem como as mais definidas; prefeito divulga nomes entre o Natal e o Réveillon
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO eleito segue em reuniões para definir nomes do governo (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita PREFEITO eleito segue em reuniões para definir nomes do governo

Com expectativa de anúncio de secretariado entre o Natal e o Réveillon, o prefeito eleito José Sarto (PDT) entrou na fase final de definições para a equipe de governo. Segundo políticos e interlocutores do pedetista ouvidos por O POVO, secretariado caminha para incluir tanto parlamentares dos Legislativos estadual e municipal quanto um “quadro técnico reconhecido” para a saúde.

“A saúde é uma área que ele quer já começar com uma marca forte”, diz uma fonte próxima ao prefeito eleito, que é médico e já chegou a administrar unidades de saúde. A procura por um “notável” para a área levou Sarto a buscar nomes de peso na própria academia, incluindo gestores técnicos que nunca exerceram cargos políticos no Estado.

O perfil buscado pelo prefeito eleito é comparado com o do atual secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto Martins, que tinha carreira reconhecida na medicina local, como cardiologista, antes de entrar na vida pública. Educação também deve ter indicação técnica, podendo aproveitar ainda gente do setor atualmente na gestão Roberto Cláudio (PDT).

Mesmo com o pouco prazo até a posse, aliados do prefeito insistem que a maioria das pastas seguem “em aberto”. Únicas áreas mais adiantadas são as do chamado “núcleo duro” da gestão, que incluem pastas mais próximas ao prefeito, encarregadas pela administração geral.

Nesse segmento, são dadas como certas a indicação de Elpídio Moreira, que coordenava o gabinete de Sarto na Assembleia, para a chefia do Gabinete do prefeito. Já Samuel Dias, atual titular da Secretaria de Governo (Segov), deve voltar para a função que exerceu no primeiro mandato de Roberto Cláudio, ficando à frente da Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-01-2020: Samuel Dias - Secretário do governo na prefeitura Municipal de Fortaleza na posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Fortaleza. O evento aconteceu no recém restaurado Teatro São José (Sandro Valentim/O POVO)
Foto: Sandro Valentim
FORTALEZA, CE, BRASIL, 10-01-2020: Samuel Dias - Secretário do governo na prefeitura Municipal de Fortaleza na posse dos Novos Conselheiros Tutelares de Fortaleza. O evento aconteceu no recém restaurado Teatro São José (Sandro Valentim/O POVO)

Já para a Segov de Sarto, deve ser indicado Renato Lima, atual coordenador das Regionais. Outros nomes dados como certos na gestão, mas sem cargo definido, são o do secretário João Pupo (atual secretário de Conservação e Serviços Públicos) e de Ferruccio Feitosa (atual secretário da Regional II).

O vice-prefeito Élcio Batista (PSB) deve ter peso na gestão e receber “missão” de Sarto, mas não necessariamente ocupará cargos no governo.

Outro nome articulado para ocupar cargo na gestão é o da vereadora Cláudia Gomes (DEM). Reeleita neste ano para a Câmara, a indicação abriria caminho para posse do suplente Adams Gomes (DEM), filho do deputado Tin Gomes (PDT), na Casa. No início deste mês, Tin abriu mão da disputa pela Presidência da Assembleia em prol da indicação de Evandro Leitão (PDT).

Além da vaga para Adams, são estudadas pelo menos outras duas indicações que envolveriam vereadores ou suplentes eleitos pelo PDT, ainda em estudo. A equipe de Sarto busca ainda convidar outros nomes femininos de peso para a gestão, incluindo uma deputada estadual. Entre possíveis convidadas, está a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB).

FORTALEZA, CE, BRASIL, 22.12.2020: Assembleia realizou hoje a ultima sessao do ano de 2020. Sarto se despediu do plenario. (Foto: Thais Mesquita/OPOVO)
Foto: Thais Mesquita
FORTALEZA, CE, BRASIL, 22.12.2020: Assembleia realizou hoje a ultima sessao do ano de 2020. Sarto se despediu do plenario. (Foto: Thais Mesquita/OPOVO)

Nos próximos dias, o prefeito eleito quer se reunir com bancadas, incluindo vereadores do PDT, para concluir a formação da equipe. Sarto também deve se reunir com representantes do PT de Fortaleza, partido que ele tenta atrair para sua base aliada.

Na tarde de ontem, ele repetiu frase do governador Camilo Santana (PT), defensor da aliança entre petistas e pedetistas, ao falar sobre o tema: “Nós temos muito mais semelhanças do que divergências”.

A aliança, no entanto, estaria esbarrando em recentes críticas do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) contra o PT. Mesmo com os apelos de Sarto e Camilo, maioria da bancada de três vereadores eleita pelo PT tende hoje a fazer oposição ao prefeito eleito.

Quem é cotado para o governo:

Elpídio Moreira: Atual coordenador do gabinete de Sarto na presidência da Assembleia, deve acompanhar o chefe e coordenar o Gabinete do Prefeito. Não confundir com o irmão do prefeito eleito, o vereador Elpídio Nogueira (PDT).

Renato Lima: Atual coordenador das Regionais de Fortaleza, deve assumir a Secretaria de Governo de Sarto. É conhecido como um gestor "híbrido", com qualificação técnica mas que é hábil na conciliação de interesses de vereadores.

Samuel Dias: Número dois da gestão Roberto Cláudio (PDT), deve voltar para o cargo que ocupou durante o primeiro mandato do atual prefeito, assumindo a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) de José Sarto. É conhecido como um dos principais técnicos de RC.

João Pupo: Atual secretário de Conservação e Serviços Públicos, é visto como um dos integrantes do governo RC que será aproveitado por Sarto. Seu destino ainda não foi definido, mas ele não deve assumir o mesmo cargo que ocupa na atual gestão.

Cláudia Gomes: Vereadora pelo DEM, deve ocupar cargo na gestão para abrir vaga para posse do suplente Adams Gomes, filho do deputado estadual Tin Gomes. Em acordo com o PDT, Tin abriu mão de disputar a presidência da AL-CE em prol da indicação de Evandro Leitão (PDT).

Augusta Brito: Atual deputada estadual pelo PCdoB, pode ser convidada para ampliar a participação feminina na gestão.

O que você achou desse conteúdo?