Rossi prega independência e tenta ampliar apoios no CE auxiliado por Camilo
Emedebista aterrissou em Fortaleza para ampliar votos com as adesões de indecisos. Governador deve usar os cacifes para angariar esses apoios
Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP) tem no governador Camilo Santana (PT) e no senador Cid Gomes (PDT) dois trunfos para tentar faturar apoios vistos como ainda possíveis de serem conquistados na bancada cearense.
O objetivo é ampliar a maioria numérica que já possui sobre o adversário Arthur Lira (PP-AL). Assim como fez Baleia nessa quarta-feira, 13, o deputado alagoano estará em Fortaleza quinta-feira, 14, para jantar com apoiadores cearenses.
No Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, Baleia e o atual presidente da Casa em disputa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal fiador do emedebista, até teriam contado votos. Eles estiveram reunidos com o governador, 12 deputados federais e Cid, presente à reunião a convite pessoal de Camilo.
Segundo fonte ouvida por O POVO que estava no encontro, o senador do PDT também tem relativo interesse particular na disputa. "Ele fez aquele posicionamento lá atrás contra o Arthur Lira, chamou de 'projeto de Eduardo Cunha' (em 2019). Ele não mudou esse posicionamento", recordou essa fonte.
Com um caderno em mãos e ao lado de José Guimarães (PT), outro articulador, o senador também se debruçava em cálculos políticos acerca da votação do dia 1º de fevereiro. Abertamente, são pelo menos 14 votos de um total de 22 cearenses no candidato emedebista.
O POVO apurou que Camilo deve ainda ter conversa com Jr. Mano (PL), filiado à sigla que está no bloco de Lira. "É muito ligado ao grupo do Lira. Acho que o governador vai forçar uma barra em cima dele", comentou esse interlocutor.
Pedro Bezerra (PTB) é outra meta do petista. O parlamentar foi ao encontro com Baleia e Maia nesta quarta e, segundo disse, também comparecerá ao jantar desta quinta-feira de Lira com apoiadores cearenses, como AJ Albuquerque (PP), Domingos Neto (PSD), Capitão Wagner (Pros) e Dr. Jaziel (PL).
Do partido de Jaziel, Gorete Pereira ainda não havia manifestado voto, mas na reunião elogiou o mandato de Maia em tom que teria sanado dúvidas sobre a preferência dela.
Anibal Gomes (DEM) havia comentado ao O POVO que só tomaria posição depois de ouvir Camilo, o que aconteceu ontem e o fez se decidir por Baleia. "(Camilo) Me pediu para que eu votasse no Baleia, eu já estava propenso", afirmou.
Sobre o assunto:
Questionado sobre quem votará, Pedro Bezerra (PTB) afirmou que, após as duas reuniões, vai ao encontro da direção do PTB levar seu posicionamento. "Eu espero que a orientação partidária siga a minha intuição", disse, sem citar qual.
Baleia usou mais uma vez a palavra "independência", valor central defendido ao longo da campanha. Segundo o emedebista apregoou, uma "Câmara independente consegue produzir muito mais do que uma Câmara submissa, que acaba sendo um cartório do que o Executivo quer."
Ele defendeu as instituições democráticas e disse acreditar que a Câmara, com a "frente ampla" de 11 partidos que o apoiam, não vai se "nivelar por baixo" e resistirá ao poder de atração de votos que a máquina federal possui - cargos e liberação de emendas, por exemplo.
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Rodrigo Maia. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
Ainda segundo o candidato do MDB, Camilo é um aliado importante por ter ascendência numa bancada de parlamentares ligados a ele, e também por ter "boa administração" e "ser muito respeitado pela classe política."
Se a palavra de Baleia é "independência", a palavra de Camilo, "diálogo", foi usada como prática de Maia que terá prosseguimento com Baleia. "Não tenho dúvida que o Baleia representa todo esse processo para que a gente possa dar equilíbrio nesse Brasil", ele disse.
Maia afirmou ser o momento para implementar e fortalecer uma política de desenvolvimento regional, capaz de aquecer a economia das regiões Nordeste e Norte nos mesmos níveis do que se vê no Sul e no Sudeste. "A decisão da Ford de fechar suas fábricas no Brasil é uma decisão que preocupa a todos", frisou.
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Baleia Rossi. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).