Logo O POVO+
Rossi prega independência e tenta ampliar apoios no CE auxiliado por Camilo
Politica

Rossi prega independência e tenta ampliar apoios no CE auxiliado por Camilo

Emedebista aterrissou em Fortaleza para ampliar votos com as adesões de indecisos. Governador deve usar os cacifes para angariar esses apoios
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
BALEIA Rossi esteve ontem com Camilo Santana e Rodrigo Maia no Palácio Abolição (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves BALEIA Rossi esteve ontem com Camilo Santana e Rodrigo Maia no Palácio Abolição

Candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP) tem no governador Camilo Santana (PT) e no senador Cid Gomes (PDT) dois trunfos para tentar faturar apoios vistos como ainda possíveis de serem conquistados na bancada cearense.

O objetivo é ampliar a maioria numérica que já possui sobre o adversário Arthur Lira (PP-AL). Assim como fez Baleia nessa quarta-feira, 13, o deputado alagoano estará em Fortaleza quinta-feira, 14, para jantar com apoiadores cearenses.

No Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, Baleia e o atual presidente da Casa em disputa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal fiador do emedebista, até teriam contado votos. Eles estiveram reunidos com o governador, 12 deputados federais e Cid, presente à reunião a convite pessoal de Camilo.

Segundo fonte ouvida por O POVO que estava no encontro, o senador do PDT também tem relativo interesse particular na disputa. "Ele fez aquele posicionamento lá atrás contra o Arthur Lira, chamou de 'projeto de Eduardo Cunha' (em 2019). Ele não mudou esse posicionamento", recordou essa fonte.

Com um caderno em mãos e ao lado de José Guimarães (PT), outro articulador, o senador também se debruçava em cálculos políticos acerca da votação do dia 1º de fevereiro. Abertamente, são pelo menos 14 votos de um total de 22 cearenses no candidato emedebista.

O POVO apurou que Camilo deve ainda ter conversa com Jr. Mano (PL), filiado à sigla que está no bloco de Lira. "É muito ligado ao grupo do Lira. Acho que o governador vai forçar uma barra em cima dele", comentou esse interlocutor.

Pedro Bezerra (PTB) é outra meta do petista. O parlamentar foi ao encontro com Baleia e Maia nesta quarta e, segundo disse, também comparecerá ao jantar desta quinta-feira de Lira com apoiadores cearenses, como AJ Albuquerque (PP), Domingos Neto (PSD), Capitão Wagner (Pros) e Dr. Jaziel (PL).

Do partido de Jaziel, Gorete Pereira ainda não havia manifestado voto, mas na reunião elogiou o mandato de Maia em tom que teria sanado dúvidas sobre a preferência dela.

Anibal Gomes (DEM) havia comentado ao O POVO que só tomaria posição depois de ouvir Camilo, o que aconteceu ontem e o fez se decidir por Baleia. "(Camilo) Me pediu para que eu votasse no Baleia, eu já estava propenso", afirmou.

Questionado sobre quem votará, Pedro Bezerra (PTB) afirmou que, após as duas reuniões, vai ao encontro da direção do PTB levar seu posicionamento. "Eu espero que a orientação partidária siga a minha intuição", disse, sem citar qual.

Baleia usou mais uma vez a palavra "independência", valor central defendido ao longo da campanha. Segundo o emedebista apregoou, uma "Câmara independente consegue produzir muito mais do que uma Câmara submissa, que acaba sendo um cartório do que o Executivo quer."

Ele defendeu as instituições democráticas e disse acreditar que a Câmara, com a "frente ampla" de 11 partidos que o apoiam, não vai se "nivelar por baixo" e resistirá ao poder de atração de votos que a máquina federal possui - cargos e liberação de emendas, por exemplo.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Rodrigo Maia. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
Foto: Aurelio Alves
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Rodrigo Maia. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Ainda segundo o candidato do MDB, Camilo é um aliado importante por ter ascendência numa bancada de parlamentares ligados a ele, e também por ter "boa administração" e "ser muito respeitado pela classe política."

Se a palavra de Baleia é "independência", a palavra de Camilo, "diálogo", foi usada como prática de Maia que terá prosseguimento com Baleia. "Não tenho dúvida que o Baleia representa todo esse processo para que a gente possa dar equilíbrio nesse Brasil", ele disse.

Maia afirmou ser o momento para implementar e fortalecer uma política de desenvolvimento regional, capaz de aquecer a economia das regiões Nordeste e Norte nos mesmos níveis do que se vê no Sul e no Sudeste. "A decisão da Ford de fechar suas fábricas no Brasil é uma decisão que preocupa a todos", frisou.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Baleia Rossi. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
Foto: Aurelio Alves
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Baleia Rossi. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

O que você achou desse conteúdo?