Logo O POVO+
Baleia diz que impeachment é possibilidade constitucional; para Maia, tempo dirá
Politica

Baleia diz que impeachment é possibilidade constitucional; para Maia, tempo dirá

"Todos os instrumentos em defesa da democracia precisam ser respeitados e nós vamos agir de acordo com o que a Constituição prevê", afirma Rossi
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Baleia Rossi. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO). (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 13.01.2021: Baleia Rossi. Visita de Rodrigo Maia e Baleia Rossi no Palacio da Abolição, reunião com Camilo Santana e Deputados. Em época de COVID-19. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

Candidato à Presidência da Câmara dos Deputados apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou que o impeachment "é um tema que está na Constituição Federal." Ele foi questionado por O POVO nesta quarta-feira, 13, em coletiva, se as condições jurídicas para eventual abertura de processo de deposição de Jair Bolsonaro (sem partido) estariam dadas.

"Nós não podemos abrir mão de nenhuma prerrogativa do presidente da Câmara. Todos os instrumentos em defesa da democracia precisam ser respeitados e nós vamos agir de acordo com o que a Constituição prevê", ele afirmou.Já o atual presidente da Casa afirmou que "isso o tempo vai dizer", se o chefe do Executivo federal atravessará ou não este processo. 

"Mas a questão da vacina acho que foi o erro mais grave do Governo Federal. Foi não ter construído desde lá de trás as condições para que a gente tivesse hoje uma estrutura e de já ter começado a vacinar a população brasileira", ponderou Maia.

Na última segunda-feira, 11, em entrevista ao portal de notícias Metrópoles, Maia havia dito que a lentidão para o início do processo de imunização poderia acarretar na deposição do presidente. Ele adicionou então que isso seria resultado de organização da sociedade.

Baleia Rossi ou o seu adversário, Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente, herdarão da gaveta de Maia cerca de 60 pedidos por abertura de um processo de destituição do militar.

Os pedidos têm embasamentos variados: participação em manifestações antidemocráticas, má condução da pandemia e suposta interferência política na Polícia Federal (PF), por exemplo.

O que você achou desse conteúdo?