O movimento de renovação política 'Acredito' organiza para este sábado, 23, carreatas pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com comunicado do movimento, 18 capitais irão participar do ato.
A ideia é pressionar o Congresso Nacional a iniciar um processo de impeachment contra o chefe do Executivo nacional. O formato de carreatas foi escolhido para reduzir o risco de contágio da Covid-19 durante os atos.
Segundo o movimento, a mobilização começou nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas ganhou "tração de forma espontânea pela internet" e agora já conta com participação das capitais de Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Curitiba, Belém, Goiânia, Florianópolis, João Pessoa, Palmas, Campo Grande, Rio Branco, Maceió e Teresina.
Em Fortaleza, grupos vão se reunir na Praia de Iracema, às 15 horas. As palavras de ordem #ForaBolsonaro #VacinaJá e #VoltaAuxílioEmergencial estão orientando as pautas.
Em São Paulo, os partidos que já confirmaram participação nas carreatas são a Rede, PDT, PT, PV, Psol, PCdoB, PSB, Cidadania e PCB. PSDB e UP também foram convidados a participar do evento, mas até o momento não deram resposta.
O comunicado também confirma a adesão de movimentos sociais como o Frente Povo Sem Medo, a Frente Brasil Popular, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a Central Única de Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União da Juventude Socialista (UJS).
Outros grupos, como o Movimento Brasil Livre (MBL) e o Vem Pra Rua — organizações que protagonizaram a mobilização pela derrubada da então presidente Dilma Rousseff em 2016 — chamaram atos pelo país na manhã de domingo, 24.
Também se uniu ao coro o ex-governador do Ceará e candidato à Presidência em 2018, Ciro Gomes (PDT): "Carreatas contra Bolsonaro foram marcadas por todo o Brasil neste sábado, com pautas em defesa da vacina, do auxílio e do impeachment. Diversas cidades já têm local e horário de saída". Ciro aproveitou para compartilhar link com o itinerário do movimento em cada capital. (com agências)