Logo O POVO+
Com pauta "pacificada", Assembleia deve ter sessão na quinta-feira
Politica

Com pauta "pacificada", Assembleia deve ter sessão na quinta-feira

Legislativo Estadual
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 11.02.2021: Sessão na Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita FORTALEZA, CE, BRASIL, 11.02.2021: Sessão na Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: Thais Mesquita/OPOVO)

Com pauta mais tranquila que a da Câmara Municipal de Fortaleza, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) entra na semana de Carnaval com clima de recesso, ainda que os pontos facultativos da festa tenham sido cancelados no Estado pelo governador Camilo Santana (PT).

Oficialmente, a Assembleia deverá realizar sessão presencial apenas na quinta-feira, e ainda deve ter a pauta de votação definida pelo presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), nos próximos dias. Entre projetos em vista, está proposta que reestrutura carreiras da Polícia Civil do Estado, incluindo aumento no salário inicial de R$ 3,7 mil para R$ 5,1 mil.

A pauta mais tranquila ocorre após os deputados estaduais aprovarem, na semana passada, uma série de projetos mais polêmicos. Entre eles, a prorrogação para até junho do Estado de Calamidade Pública no Ceará, o que possibilita à gestão Camilo Santana fazer contratações mais rápidas e sem licitação para o enfrentamento da crise da Covid-19.

A medida enfrentou resistência de opositores, que apontavam prejuízos na fiscalização e possibilidade de "efeito dominó" entre prefeituras do Estado. A base do governo, no entanto, destaca a necessidade da prorrogação diante do plano da gestão de abrir pelo menos mil novos leitos para a Covid-19 nos próximos meses no Ceará.

Nos próximos dias, a Assembleia deverá resolver último “nó” no processo de formação das comissões da Casa. Na última quinta-feira, o deputado Heitor Férrer (Solidariedade) protestou após não ser incluído na Comissão de Seguridade Social e Saúde. Evandro Leitão admitiu equívoco no caso, e negocia com integrantes do grupo qual poderá abrir vaga para Férrer.

“Acredito que isso esteja resolvido até a quinta-feira só, porque tem esse período, né. Embora não tenha Carnaval, a cultura se estabelece, como se fosse Carnaval. Mas acho que ele resolve”, diz Heitor.

O que você achou desse conteúdo?