Logo O POVO+
Perfil de Leite lembra o de Ciro Gomes na era Tasso
Politica

Perfil de Leite lembra o de Ciro Gomes na era Tasso

| Histórico | Características do governador do Rio Grande do Sul lembram as do hoje pedetista apadrinhado pelo tucano em meados dos anos 1980
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NA ÚLTIMA eleição em que foram aliados, em 2008, Ciro e Tasso estiveram a favor de Patrícia Saboya (Foto: Dário Gabriel, em 23 de junho de 2008)
Foto: Dário Gabriel, em 23 de junho de 2008 NA ÚLTIMA eleição em que foram aliados, em 2008, Ciro e Tasso estiveram a favor de Patrícia Saboya

Segundo interlocutores próximos do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) ouvidos pelo O POVO, traços da personalidade do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que chamaram a atenção do parlamentar cearense se aproximam muito do perfil observado quando ele se aliou com Ciro Gomes (PDT) ainda na eleição de 1988.

Segundo gente próxima de Tasso, o senador teria aprovado sobretudo a eloquência e capacidade de oratória do governador gaúcho, além do perfil que mistura posturas fortemente alinhadas com o pensamento mais liberal e pró-negócios nas questões econômicas, mas com posições menos conservadoras nos costumes.

Nesse sentido, o senador tem reforçado a possibilidade de o governador gaúcho ser uma "alternativa ao radicalismo" instalado no Brasil, que estaria representado sobretudo na polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT).

A questão lembra muito o perfil de Ciro Gomes em 1986, quando o hoje ex-ministro ainda era deputado estadual e foi convidado por Tasso para assumir a liderança do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE). A boa relação entre os dois cresceu, com Jereissati bancando, dois anos depois, a candidatura do primogênito Ferreira Gomes à Prefeitura de Fortaleza.

Dois anos depois, em 1990, Ciro também contaria com apoio do tucano para ser eleito governador do Ceará com 54,32% dos votos logo no primeiro turno. A partir daí, o pedetista alçaria voos mais independentes do padrinho, articulando, em 1998, sua primeira candidatura à Presidência da República.

O que você achou desse conteúdo?