Durante uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade em Açailândia (MA), nesta sexta-feira, 21, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez insinuações ao encontro entre Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sem citar os ex-presidentes, Bolsonaro aproveitou a cerimônia no Maranhão para dirigir xingamentos aos rivais. "Falando em política, para o ano que vem já tem uma chapa formada: um ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice", afirmou ele.
A referência do presidente não ficou clara, mas a insinuação ocorreu um dia após Lula tornar público o seu desejo de disputar as eleições de 2022. Em entrevista à revista francesa Paris Match, publicada ontem, o petista se colocou pela primeira vez como pré-candidato à presidência desde que recuperou seus direitos políticos. A fala de Bolsonaro aconteceu também poucas horas depois de Lula publicar a foto com FHC em seu perfil nas redes sociais.
Bolsonaro tem intensificado as críticas com xingamentos a Lula nas últimas semanas. Após ter recuperado os direitos políticos e ficar apto a disputar as eleições em 2022, o petista tem figurado na dianteira das pesquisas de intenção de voto, vencendo Bolsonaro em simulações de 1º e 2º turno.
Em levantamento realizado pela revista Exame em parceria com o Instituto Ideia e divulgado ontem, Lula está com 45% das intenções de voto em eventual 2º turno contra 37% de Bolsonaro.