Logo O POVO+
Fala de Camilo não apaga tensões entre petistas
Politica

Fala de Camilo não apaga tensões entre petistas

| RACHA | Grupo representado sobretudo por José Airton e Luizianne defende que o PT lance candidato ao Governo do Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou medida em live nesta terça-feira, 13. (Foto: Carlos Gibaja/Divulgação)
Foto: Carlos Gibaja/Divulgação O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) anunciou medida em live nesta terça-feira, 13.

Fala de Camilo Santana pela união entre PT e PDT em 2022 não bastou para apagar tensões entre petistas no Ceará. Atualmente, o partido vive um racha interno promovido sobretudo pelos deputados federais José Airton e Luizianne Lins, defensores de candidatura própria da legenda para a disputa pelo Governo do Ceará.

Em entrevista publicada na edição do último sábado, 10, do O POVO, Camilo minimizou recentes atritos entre petistas e pedetistas no âmbito nacional, dizendo não "ter dúvida de que PT e PDT continuarão juntos no Ceará". Nesse sentido, reforçou ainda uma possível candidatura sua ao Senado, o que abriria espaço para o PDT indicar o candidato a governador da chapa.

"Quer dizer que o PT vai ter governador, senador, tudo sozinho? E as outras forças políticas com quem nós dialogamos nesses anos todos?", disse, no fim de junho, o deputado José Guimarães (PT), um dos principais líderes do PT local. Segundo ele, "o mais provável" é que o partido não tenha candidato a governador, mantendo indicação de Camilo ao Senado.

A tese, porém, é questionada por José Airton e Luizianne. No início do mês, a deputada teria apresentado sua disposição de entrar na disputa para Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT que, nas últimas semanas, tem trocado ataques contra Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência.

Deputados José Airton e Luizianne Lins debatem sobre "palanque leal" no Ceará(Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Deputados José Airton e Luizianne Lins debatem sobre "palanque leal" no Ceará

Ao O POVO, José Airton também criticou tese de o partido abrir mão de lançar candidato ao Governo em 2022. Segundo ele, a aliança entre PT e PDT "pode ser mantida", desde que o partido siga com a cabeça da chapa na composição. "É como já ocorre hoje, não vejo nenhum impeditivo para isso", afirma.

Nesse sentido, ele destaca a necessidade de um palanque para a candidatura de Lula à Presidência. "Criaria uma situação de grande constrangimento e subserviência para nós", diz, prometendo iniciar um movimento com mote "PT lá e cá". Airton ainda destaca recentes ataques de Ciro contra petistas, e afirma que Guimarães não apoia a candidatura própria pois já estaria "representado" com indicações no governo Camilo.

Procurado pela reportagem, Guimarães não ofereceu resposta até a noite de ontem. Diversos outros petistas, no entanto, se manifestaram seguindo a tese dele e de Camilo. O deputado estadual Acrísio Sena (PT) destaca que a fala do governador "demonstra grande maturidade política", ressaltando que não pode haver divisão da esquerda no Estado.

Fortaleza, Ce, BR - 29.06.2021 Entrevista com o Dep. Federal José Guimarães  (Fco Fontenele / O POVO)(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Fortaleza, Ce, BR - 29.06.2021 Entrevista com o Dep. Federal José Guimarães (Fco Fontenele / O POVO)

Presidente do PT em Fortaleza, o vereador Guilherme Sampaio destaca indicação de Camilo ao Senado e diz que a principal tarefa da esquerda em 2022 será "derrotar o bolsonarismo". "Quem não está alinhado a essa prioridade ou não é de esquerda, ou não entendeu o que representa uma ameaça fascista num país de tradição autoritária e elitista como o Brasil, ou simplesmente está apenas tratando dos seus próprios interesses pessoais".

"A melhor estratégia para os partidos progressistas no Ceará é a que tem sido defendida por Lula e Camilo: consolidar uma frente democrática, com base em um programa progressista, com o compromisso de dar continuidade às boas práticas do Governo Camilo e apresentar sua candidatura ao Senado. Esgotado esse esforço, se esse caminho não se mostrar viável, em razão de interesses menores, paciência", afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?