Logo O POVO+
Camilo diz que não discutiu com Lula se fará parte da coordenação de campanha
Politica

Camilo diz que não discutiu com Lula se fará parte da coordenação de campanha

Além de Camilo, os governadores petistas de Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí são cotados para dividir a tarefa na região
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lula se reuniu com governadores do PT no início de outubro, em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert)
Foto: Ricardo Stuckert Lula se reuniu com governadores do PT no início de outubro, em Brasília

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), que esteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília no começo deste mês, disse que “não discutiu” questões relacionadas à coordenação da campanha presidencial petista em 2022. Próximo do grupo dos irmãos pedetistas Ciro e Cid Gomes, Camilo precisará novamente costurar relações para o ano que vem.

Perguntado pelo O POVO se confirmava que fará parte da coordenação da campanha lulista, Camilo limitou-se a dizer que “nós não discutimos isso, não”. No Ceará, ele é o nome preferido para coordenar a campanha do ex-presidente ao Planalto. Além de Camilo, os governadores petistas de Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí devem dividir a tarefa.

A intenção da cúpula nacional do PT é entregar a direção de campanha a representantes com grande peso eleitoral. Nesta semana, o deputado federal José Guimarães (PT) afirmou ao O POVO que Lula “ainda não indicou ninguém" para a tarefa, mas apontou intenção de que os quatro governadores do PT na região façam parte da coordenação da campanha.

Guimarães é uma das lideranças cearenses mais próximas de Lula e, de acordo com o parlamentar, há um sentimento em comum de que o petista deve “liderar um amplo movimento de concertação nacional, capaz de ouvir todas as forças progressistas".

O deputado contou ainda que o ex-presidente deve apresentar, nos próximos meses, um projeto de “reconstrução nacional" e cumprir agendas em Minas Gerais, no Norte do País e de viagens internacionais.

Reeleito com mais de 80% dos votos em 2018 e dono de uma gestão ainda bem avaliada, Camilo possui um amplo arco de alianças com partidos diversos, o que atrai os olhares e interesses dos presidenciáveis de olho em palanques para 2022.

Apesar de ser do PT, o governador é parte do grupo político de Ciro Gomes, provável adversário de Lula no pleito presidencial. Camilo é cotado para concorrer ao cargo de senador e pode contar com o apoio tanto de Lula quanto de Ciro enquanto costura palanques para ambos os partidos no Estado.

Ala do PT Ceará que conta com os deputados federais José Airton Cirilo e Luizianne Lins critica a postura de Ciro em relação a Lula, ao passo em que defende o distanciamento do grupo e uma candidatura própria do PT ao governo local.

Caso não haja força para candidatura própria, Luizianne rechaça que o escolhido para representar a união PT/PDT no Estado seja o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT).

com colaboração de Alexia Vieira

O que você achou desse conteúdo?