Logo O POVO+
Eunício obtém vitórias em eleições locais e sinaliza caminho que seguirá em 2022
Politica

Eunício obtém vitórias em eleições locais e sinaliza caminho que seguirá em 2022

| PREFEITURAS | O ex-senador perdeu em diversas prefeituras em 2020, mas saiu-se vitorioso em duas eleições municipais no último domingo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ex-senador Eunício Oliveira comprou o imóvel de Ciro Gomes em 2021  (Foto: Barbara Moira/O Povo)
Foto: Barbara Moira/O Povo Ex-senador Eunício Oliveira comprou o imóvel de Ciro Gomes em 2021

O ex-senador Eunício Oliveira (MDB) foi o maior vitorioso nas eleições suplementares realizadas no último domingo em Barro, na região do Cariri, e em Viçosa do Ceará, na Ibiapaba. Um ano atrás, o MDB havia sido um dos grandes derrotados nas eleições no Ceará.

Não tinha deixado de ser bastante relevante, com 17 prefeituras, empatado com o PT do governador Camilo Santana (PT). Porém, a sigla vinha de 28 prefeituras conquistadas em 2016, quando Eunício era senador e estava prestes a se eleger presidente do Congresso Nacional. Isso depois de Michel Temer ter virado presidente, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Em 2020, o cenário era de um Eunício sem mandato, após a surpreendente derrota em 2018. Agora, duas eleições suplementares foram realizadas no contexto de o líder emedebista cearense tentar reconquistar espaço. Ele comemora os resultados e projeta dois caminhos possíveis para 2022.

Em ambas as eleições, em Barro e Viçosa, Eunício derrotou os candidatos apoiados pelo PDT, do grupo Ferreira Gomes. Estava também como adversário o PSD de Domingos Filho.

"Se o PT quiser palanque puro para o Lula, me coloco à disposição", diz ele sobre concorrer a governador. Porém, para ele não bastaria o apoio. Seria o PT estar na chapa, com vice ou candidato ao Senado.

Se esse cenário não se concretizar, Eunício concorrerá a deputado federal. Ele explica que não concorreria ao Senado mais uma vez, uma eleição majoritária tão ou até mais difícil que a de governador. Se for para concorrer, tentará a chefia do Poder Executivo. Além disso, ele enxerga perda de relevância do Senado, com a Câmara sendo cada vez mais a Casa a dar a última palavra. "(Senado hoje) Tem papel de mais de fazer sabatinas."

Eunício vislumbra ocupar o último cargo que lhe falta no Congresso Nacional — presidente da Câmara. Seria maneira de "completar a biografia".

Barro fica na divisa com o Estado da Paraíba, a 455 quilômetros de Fortaleza. Foi eleito prefeito o Dr. George (MDB), com 6.886 votos, 56,92% do total de votos válidos. Ele derrotou Vanda (PSD), que teve 5.211 votos, 43,08% dos votos válidos.

Viçosa do Ceará fica do lado oposto do Estado, na divisa do Piauí, a 360 quilômetros de Fortaleza. O prefeito eleito foi Franci Rocha (MDB), com 17.945 votos (52,56% do total). Ele derrotou Divaldo Soares (PDT), que teve 16.197 votos (47,44%). Os prefeitos que haviam sido eleitos nos dois municípios em 2020 foram cassados.

Ao comemorar a força que sustenta nos municípios do Interior, Eunício aponta que ainda hoje estão saindo recursos para emendas que ele apresentou quando era senador até 2019.

O que você achou desse conteúdo?