Logo O POVO+
Novas críticas de Ciro a Lula aprofundam incômodo na relação entre PT e PDT Ceará
Politica

Novas críticas de Ciro a Lula aprofundam incômodo na relação entre PT e PDT Ceará

Posicionamento duro do ex-ministro contra Lula irritou membros do partido, que defendem posicionamento de menos "subserviência" com os Ferreira Gomes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CIRO voltou a fazer críticas contundentes ao PT e irritou integrantes do partido no Ceará (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves CIRO voltou a fazer críticas contundentes ao PT e irritou integrantes do partido no Ceará

Petistas cearenses manifestaram incômodo com as fala de Ciro Gomes (PDT) durante o lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República na última semana. A aliança entre PT e PDT no Estado entra em novo teste de resistência após o ex-ministro lançar duras críticas ao ex-presidente Lula (PT) ao responder uma pergunta em que acusa o site Brasil 247 de "não ser um órgão de imprensa" e de ser "um panfleto do Lula, pago com dinheiro sujo".

No último domingo, 23, uma nota de repúdio do PT foi assinada pelos deputados federais Luizianne Lins e José Airton e pelo estadual Elmano de Freitas. Entusiasta da aliança entre PT-PDT no Ceará, o deputado federal José Guimarães não assinou o documento.

 

"É lamentável a manifestação de agressão injusta, manipulação de fatos e falta de percepção dos desafios para o povo brasileiro que o pré-candidato Ciro insiste em expressar", inicia o texto. Ao avaliar que Ciro representa "o mais absurdo sectarismo", o documento destaca que o PDT de Leonel Brizola não merece uma representação "divisionista e descompromissada".

"Ciro sugere viajar novamente a Paris. Tamanha diferença explica um pouco porque, em 2002, Brizola desistiu de Ciro e manifestou seu apoio a Lula nas eleições presidenciais", desenvolve o documento. 

A vereadora em Fortaleza Larissa Gaspar (PT) considerou lamentável e reprovável a fala de Ciro e reconheceu que "essa postura dificulta a aliança, já que qualquer projeto político em comum pressupõe respeito mútuo entre os seus participantes".

"No âmbito estadual considero que o PT tem o desafio de realizar um amplo debate interno com todas as suas forças políticas para garantir o fortalecimento da candidatura do presidente Lula no Estado no primeiro turno e derrotar qualquer possibilidade de vitória da extrema direita bolsonarista representada pelo (Capitão) Wagner. Essas são as nossas principais tarefas, que sem dúvida fortalecerão também a pré-candidatura do governador Camilo Santana ao Senado.

A relação entre os partidos no Ceará e o tratamento de Ciro aos petistas no âmbito nacional também vêm sendo motivo de questionamentos entre ala do PT no Estado. O ex-deputado Mário Mamede, coordenador do Núcleo Américo Barreira do PT Fortaleza, criticou duramente o ex-ministro ao considerar que o pedetista "não sabe fazer um trabalho de construção partidária". 

"Há muito tempo que o Ciro vez agredindo o PT. Ele não sabe fazer um trabalho de construção partidária. Ele entra para dentro do partido, deixa seus quadros, rompe e vai ocupar outro partido. Ele tem que ficar permanente disputando e criando inimigos em outros partidos e expressões políticas", avaliou Mamede. Segundo o petista, em sua quarta campanha ao Planalto, Ciro não vem conseguindo tingir um "intuito messiânico" de se tornar presidente. 

"É a quarta campanha dele e não passa dos 12%. Ele não consegue o intento messiânico dele. Ele tem um hiperego que é maior do que ele, então ele tenta se colocar como um cara de centro-esquerda, primeiro negando o PT e escolhe como alvo o Lula. Toda a movimentação dele foi completamente errada, porque a dimensão humana do político e do ser humano Lula é muito maior do que a pequenez do Ciro", completou o ex-deputado. 

No Ceará, Lula é recebido por deputados petistas no Aeroporto de Fortaleza(Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução No Ceará, Lula é recebido por deputados petistas no Aeroporto de Fortaleza

Ao criticar Ciro, o petista também destaca que filiados do partido têm manifestado incômodo diante da relação de "subserviência" entre PT-PDT no Ceará. Ao endossar uma carta pública divulgada pelo Núcleo Américo na última semana, Mário criticou a recente nomeação de Ilário Marques para o cargo de secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, o que viria a desobedecer o posicionamento de oposição do PT da Capital ao governo de José Sarto (PDT). 

"É lamentável, porque somos um partido que cada vez no Ceará, ao invés de atingir uma capacidade maior no Estado, estamos nos mediocrizando pelo domínio dos Ferreira Gomes. O Ilário está numa área que ele não tem a menor instrução, não tem articulação política nacional, nem local, nem o conhecimento de gestor, e no primeiro estalar de dedos aceita o convite?", questiona Mamede. "A gente faz parte de um partido da dimensão histórica e não consegue ter opinião sobre nada. Qual a opinião do PT nas grandes discussões do Ceará?" continuou. 

O debate tangencia ainda outra questão já pensada por outra ala petista no Ceará: o lançamento de um nome petista para disputar o governo estadual. "O PT deve ter candidatura própria. Não pode ter negado esse direito. Vamos negociar uma relação no projeto onde o PT vai ter direito de fala e não apenas balançar a cabeça como calango. O PT tem candidato no primeiro turno, pode ir pro segundo turno, ou não, mas nesse caso os Ferreira Gomes e seus aliados vão precisar negociar com o PT com atitudes mais respeitosas", completou Mamede. 

O POVO procurou outros representantes petistas, entre eles José Guimarães e o vereador Guilherme Sampaio, presidente do PT Fortaleza mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. 

 

 

O que você achou desse conteúdo?