Logo O POVO+
Cid diz que apoio de Sarto a RC é natural, mas aponta Camilo e aliança como decisivos
Politica

Cid diz que apoio de Sarto a RC é natural, mas aponta Camilo e aliança como decisivos

| ARTICULAÇÃO | Senador conduz as negociações, considera natural a posição de Sarto, mas afirma que decisão sobre candidatura a governador não se baseará em preferências pessoais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Roberto Cláudio poupa governos Cid Gomes das críticas que fez à segurança pública do Estado
 (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Roberto Cláudio poupa governos Cid Gomes das críticas que fez à segurança pública do Estado

Principal estrategista do PDT no Ceará, o senador Cid Gomes considerou natural o apoio do prefeito José Sarto (PDT) ao ex-prefeito Roberto Cláudio para ser o candidato do partido a governador do Ceará. Porém, ele aponta que serão outros fatores que pesarão na decisão, entre eles a posição do governador Camilo Santana (PT) e a manutenção da aliança.

"Na política, a gente tem relações pessoais, simpatias por pessoas, mas no fundo e no final das contas o que deve decidir é um entendimento a partir da avaliação política, do cenário, do quadro, e possibilidade de alianças", elencou, durante encontro estadual do PSD, na manhã de ontem.

"O Sarto foi apoiado pelo Roberto Cláudio, começou a campanha apresentado pelo Roberto Cláudio, e nada mais natural pra mim do que ele demonstrar uma gratidão a ele", definiu sobre a manifestação do prefeito da Capital. 

Cid acrescentou: "Todos trabalham juntos, a gente faz encontro juntos. Semana que vem, vamos ter nova rodada de encontros. Todos (os pré-candidatos do PDT) são unânimes em dizer que aquilo ali não se trata de projeto (pessoal), de disputas pessoais. O que nós temos é um partido que está no contexto de uma aliança política no estado do Ceará. A manutenção dessa aliança e a liderança do governador Camilo serão decisivos para a definição, na hora certa, de quem será o candidato."

O partido tem quatro pré-candidaturas apresentadas ao governo do Estado: Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa), Izolda Cela (vice-governadora), Mauro Filho (deputado federal) e Roberto Cláudio (ex-prefeito de Fortaleza). A oposição estará capitaneada pelo deputado federal Capitão Wagner (Pros).

Nas últimas semanas, ganhou força no debate público a vice-governadora Izolda Cela, à medida que se aproxima a data em que ele provavelmente assumirá o governo, com a desincompatibilização de Camilo Santana, pré-candidato a senador. Nesta semana, porém, onde de manifestações a favor de Roberto Cláudio tem ocorrido, sobretudo depois da fala de Sarto.

Questionado sobre o burburinho em torno dos dois, Cid Gomes ressaltou: "Tem mais gente na disputa. Mais gente. O Evandro. Tem o Mauro Filho. No final das contas, isso, a liderança do Camilo, né? O poder de condução de voto e de liderança que o Camilo tem, certamente será um fator decisivo", disse, reforçando sobre o papel do governador.

Questionado sobre o posto de vice na chapa, pleiteado pelo PSD, Cid destaca: "Você vê que a gente não tem nem a definição de candidato (a governador). Só tem uma definição: quem é o senador. Aliás, ainda dependendo da decisão pessoal dele. Se ele desejar, o candidato ao Senado dessa aliança será o Camilo. Tudo mais está por ser definido".

Na véspera, Camilo já havia tratado a posição de Sarto como "opinião pessoal" do prefeito, reforçando que a decisão será tomada no "momento correto".

A escolha dos candidatos ocorrerá em convenções entre julho e agosto.

Apoios

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antonio Henrique (PDT), acompanhou o prefeito José Sarto e disse que o melhor nome para o governo é Roberto Cláudio

O que você achou desse conteúdo?