O governador Camilo Santana (PT) falou ontem em tom de despedida para reforçar sua saída do cargo no Palácio da Abolição nos próximos dias. Durante inauguração do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Estado do Ceará Professora Maria Neli Sobreira de Oliveira (FormaCE), no bairro João XXIII, o petista confirmou que a vice-governadora Izolda Cela (PDT) já estará no cargo no próximo sábado, 2.
"No dia 2, o Estado estará em excelentes mãos da minha querida vice-governadora Izolda Cela. Uma pessoa íntegra, seríssima, que revolucionou essa educação e onde eu estiver nós vamos estar juntos trabalhando ao nosso querido estado do Ceará", disse Camilo. Em sua última semana como governador, a expectativa é que o petista oficialize sua desincompatibilização para tentar vaga no Senado Federal.
A vice-governadora também é uma das pré-candidatas do PDT à sucessão de Camilo Santana nas eleições de outubro. Ela disputa a preferência da legenda com o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão e o deputado federal Mauro Filho.
Camilo indicou a intenção de concorrer a senador em junho do ano passado. No fim de janeiro, o PT aprovou a candidatura. Em fevereiro, o governador confirmava que a intenção era sólida.
"Existe esse projeto, concretamente, mas minha dedicação agora é trabalhar, entregar as obras, os projetos, e vamos continuar", disse Camilo. No começo de março, ele afirmou que o anúncio seria feito no fim deste mês.
Ao lado da vice-governadora e da secretária da Educação, Eliana Estrela, o governador fez ainda um breve comentário sobre sua saída do cargo. "Fica o sentimento de gratidão, de agradecimento a todo trabalho que a Educação fez ao longo desses sete anos e três meses que eu estou à frente do governo", disse. Sobre a sucessão, ele voltou a elogiar Izolda e se considerou "tranquilo" durante a transição.
"Fico muito tranquilo porque sei que entregarei o Estado pra dar continuidade ao trabalho a uma extraordinária mulher que esteve comigo ao meu ao meu lado nesses sete anos e três meses. Aliás que é a grande responsável pela grande revolução por esse avanço importante da educação do Estado do Ceará", finalizou Camilo.
Também presente na inauguração, o deputado federal Idilvan Alecar (PDT) reforçou ao O POVO seu apoio em torno do nome da vice-governadora para a disputa da sucessão de Camilo. Ex-secretário da Educação do Ceará, o parlamentar considerou Izolda como "candidata natural" à disputa pelo governo.
"Eu acho que assim, ela é candidata natural. Porque pelo que eu saiba, todo governador é candidato à reeleição e todo prefeito é candidato à reeleição. Quando não é, dizem assim 'fulano é tão fraco que não foi nem pra reeleição'. Então por que que ela não é candidata à reeleição? Ela está pronta, é firme, é segura, tem muito apoio, tem todas as credenciais", concluiu Alencar. (colaborou Filipe Pereira)