Uma das principais lideranças PT no Ceará, o deputado federal José Guimarães (PT) se manifestou de maneira pública, pela primeira vez, em defesa de que a governadora Izolda Cela (PDT) seja confirmada como candidata governista ao Palácio Abolição. A fala ocorre no momento em que cresce, nos bastidores, sentimento de resistência entre petistas contra uma possível candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
"O PT não pode ir para uma aliança com poder de ofício, mas precisa se sentir representado. Não é simples, é uma aliança de 16 anos que precisa se renovar para enfrentar a candidatura de Bolsonaro no Ceará. Não estamos impondo nada, mas nossa preferência é por Izolda Cela", publicou o deputado no Twitter, destacando trechos de uma entrevista à Sertão TV, de Quixeramobim.
O PT n pode ir para uma aliança com poder de ofício, mas precisa se sentir representado. N é simples, é uma aliança de 16 anos q precisa se renovar p/ enfrentar a candidatura de Bolsonaro no CE. N estamos impondo nada, mas nossa preferência é por @IzoldaCelaCe #GuimaNaSertãoTV
— José Guimarães (@guimaraes13PT) April 26, 2022
"Nossa relação com Izolda é a melhor possível. Foi a grande parceira de Camilo Santana durante quase 8 anos. Dará continuidade a investimentos importantes e pode avançar ainda mais por conta do equilíbrio financeiro que o Ceará tem", destaca ainda Guimarães.
"O ideal é aglutinar forças, mas vamos fazer campanha para Lula. Não há espaço para deputados que apoiam Bolsonaro. Uma primeira mulher eleita governadora do Ceará é uma demonstração importante no atual momento. Estou convencido que é o melhor caminho para a vitória", conclui, destacando ter hoje "dois grandes amigos e parceiros", o ex-governador Camilo Santana (PT) e o ex-presidente Lula (PT).
A fala de Guimarães ocorre um dia após diversos deputados do PT posarem ao lado de Izolda durante uma reunião com a governadora em Fortaleza. Nos bastidores, a imagem foi vista como gesto claro de que o partido prefere a reeleição da governadora a uma candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio – hoje pré-candidato do PDT melhor colocado em pesquisas internas – ao Governo.
“(O apoio a Izolda) É o sentimento coletivo do PT”, destacou, na ocasião, um deputado petista. Parte dos parlamentares presentes no encontro com Izolda, no entanto, também marcaram presença recentemente em eventos ao lado de RC, principal “adversário” interno da governadora na disputa.
Atualmente, os dois disputam a posição ao lado do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, e do deputado federal Mauro Filho, com definição prevista apenas para julho ou agosto. Izolda e RC, no entanto, têm dominado no "boca a boca" entre pedetistas e integrantes de siglas aliadas, com declarações públicas de apoio se intensificando no último mês.
Se Izolda tem levado a vantagem entre aliados do PT e do MDB, Roberto Cláudio tem conseguido declarações de apoio vindas do próprio partido. Nesse sentido, se destaca principalmente fala do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), em defesa da candidatura do antecessor.