Logo O POVO+
Após turbulências, pré-candidatos do PDT ao governo se reúnem e pregam união
Politica

Após turbulências, pré-candidatos do PDT ao governo se reúnem e pregam união

A governadora Izolda Cela recebeu, no Palácio da Abolição, o ex-prefeito Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Evandro Leitão e o deputado Mauro Filho. A foto do encontro foi compartilhada quase que simultaneamente por todos os pedetistas, numa ação articulada para tentar demonstrar unidade do grupo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
POSTULANTES do PDT publicaram foto do encontro nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter POSTULANTES do PDT publicaram foto do encontro nas redes sociais

Os quatro pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado se reuniram e publicaram nas respectivas redes socais imagem do encontro nesta quinta-feira, 19. A governadora Izolda Cela recebeu no Palácio Abolição o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa Evandro Leitão e do deputado federal Mauro Filho, em movimento para pregar união em meio a turbulências na aliança governista.

Izolda saiu em defesa da unidade do grupo político durante as eleições deste ano: “Este projeto não é de uma única pessoa. É de todas e todos aqueles que querem o bem do nosso Ceará e o melhor para o povo cearense”.

Assim como Izolda, os demais pedetistas também compartilharam nas redes sociais registros do encontro, que ocorre semanas após turbulências na aliança com PT e tensões dentro do próprio PDT. Entre os motivos, recentes declarações polêmicas do ex-ministro Ciro Gomes - que acusou o PT do Ceará de também ter um lado corrupto - e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que considerou o nome de RC mais forte do que o de Izolda para disputar o Governo do Estado. A fala de Lupi surpreendeu e incomodou pedetistas.

Também tentando colocar panos mornos na situação e evitar qualquer clima de "racha", Roberto Cláudio afirmou que esteve em “um agradável encontro” promovido pela colega de partido. “Tempo de celebrar nossa união, compromisso e responsabilidade com o presente e o futuro do Ceará”, disse o ex-prefeito da Capital.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Roberto Cláudio (@robertoclaudiooficial)

Evandro Leitão, por sua vez, disse acreditar em “um projeto com um propósito maior de levar o bem ao povo cearense, por meio de políticas públicas sérias e eficazes”. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelo grupo já trouxe “muitos frutos para a população”. Disse também que a aliança não tem apenas um, “mas vários rostos e cabeças pensantes que buscam o melhor pelo Ceará”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Evandro Leitão (@evandroleitao)

O último a se manifestar sobre o assunto foi o deputado Mauro Filho. Ele afirmou que segue “firmemente acreditando em um projeto político que fez o Ceará ser estado destaque para o Brasil inteiro''. “Nosso maior propósito, de forma coletiva, sempre será a melhoria de vida do nosso povo e gerar mais desenvolvimento. Vamos seguir unidos sempre pelo bem do Ceará”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mauro Benevides Filho (@mauro_benevidesfilho)

Embates

O presidenciável Ciro Gomes esquentou o clima da aliança nas últimas semanas ao afirmar que não iria se “submeter a um lado corrupto do PT que também existe no Ceará”. Segundo ele, existem “vários PTs”.

“Tem Camilo Santana, que tem o nosso voto unilateralmente, independentemente de ter acordo ou não". Em seguida, porém, Ciro descarregou críticas à ala petista mais refratária a ele e ao nome de Roberto Cláudio como escolha para candidatura. "E é bom que todo mundo sabia que esse acordo vai acontecer se o interesse do Ceará estiver acima. Se for com negócio de conchavo, de picaretagem, eu topo enfrentar o PT também", afirmou.

Não demorou muito para os petistas se moverem. Logo se reuniram com o ex-presidente Lula para discutir possíveis nomes da legenda que porventura lideraria uma candidatura própria do partido no estado. Nomes como os dos deputados federais Luizianne Lins, José Guimarães e José Airton Cirilo foram apontados como alternativas.

Recentemente, integrantes do partido e antigas lideranças declaram ao O POVO que caso o PDT insista no nome de Roberto Cláudio, a aliança será quebrada. José Airton afirmou que “se insistirem em querer colocar o nome do Roberto Cláudio de qualquer maneira, pode escrever que o PT vai ter candidato. Pode ser eu, Luizianne ou o próprio Guimarães”.

Já o ex-presidente do PT no Ceará De Assis Diniz disse que a decisão do diretório partidário é lançar candidatura própria caso os pedetistas insistam no nome de RC. “A resolução do diretório e da executiva apontou isso: o PT terá candidatura própria”.

No último sábado, 14, Carlos Lupi disse em entrevista ao O Globo preferir o nome de RC para enfrentar Capitão Wagner. “O Roberto Cláudio é o mais forte para evitar o Capitão Wagner (União Brasil). Ele é o mais conhecido, foi prefeito de Fortaleza durante dois mandatos. A minha amiga Izolda é preparada, mas não é muito conhecida. Em três meses vai se tornar favorita? Acho pouco provável”, considerou o presidente nacional do PDT.

O que você achou desse conteúdo?