Logo O POVO+
"Custo a acreditar que tome posição extremada", diz presidente do PDT sobre Guimarães
Politica

"Custo a acreditar que tome posição extremada", diz presidente do PDT sobre Guimarães

| Eleições no Ceará | Andre Figueiredo avalia que José Guimarães pode ter sido tomado pelo "calor do momento" da plenária que lotou sede do PT
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 PDT tem promovido encontros regionais no processo 
e escolha da candidatura (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS  PDT tem promovido encontros regionais no processo e escolha da candidatura

Presidente do PDT no Ceará, o deputado federal André Figueiredo afirmou ao O POVO que o colega de Câmara dos Deputados José Guimarães (PT) não deve defender, de fato, o rompimento da aliança entre os dois partidos, nascida em 2006, no caso de o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) ser o candidato da bloco da situação ao Governo do Ceará.

Figueiredo disse acreditar que o petista, a quem definiu como "grande parceiro", foi impulsionado pelo "calor do momento". Definiu o tom de Guimarães como "incisivo". Em entrevista exclusiva ao O POVO, o parlamentar do PT afirmou que a legenda buscará outro caminho se a candidatura pedetista for a de RC.

"Eu tô dizendo isso não é pra vetar nada, é pra dizer que nós temos uma construção a ser feita. O PT não tem o direito de vetar ninguém. São escolhas políticas que os partidos irão fazer. Por isso que eu disse ali que, se o PT for chamado pra cumprir uma missão, nós estamos dispostos a isso", afirmou Guimarães.

E disse: "Queremos manter aliança, mas me diga uma coisa: qual é a razão nobre para tirar essa mulher?". Ao final da conversa, ele jogou pressão sobre os pedetistas ao afirmar não saber como a Izolda está aguentando o processo de escolha em meio ao andar de seu governo. 

No ato puxado por ele na sede do PT, que antecedeu a entrevista, o petista disse estar preparado para a "missão de sair candidato ao Governo do Ceará, de modo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa ter um palanque para quando a campanha pelo terceiro mandato nacional aterrissar no Ceará. 

"Ele (Guimarães) compreende a importância da união para barrar o bolsonarismo no Ceará. Não creio que seja o perfil do deputado Guimarães afirmar, por exemplo, de que se for o Roberto Cláudio a aliança está desfeita. Custo a acreditar. Não estamos dizendo que vai ser ele. Só não aceitaremos vetos injustificados", disse o líder pedetista.

Figueiredo sublinhou que é legítimo que o PT manifeste preferência por uma candidatura, assim como também é legítimo que os trabalhistas definam seu nome. A "relação institucional" entre os dois partidos, disse, é positiva a nível nacional e estadual.

Perguntado se a defesa enfática da governadora Izolda Cela (PDT) por petistas a pode prejudicar  o processo de algum modo, o ex-ministro opinou que não. Ele frisou que a dinâmica do PDT gira em torno de quatro pré-candidaturas: Izolda, Roberto Cláudio, Evandro Leitão (presidente da Assembleia Legislativa) e Mauro Filho (deputado federal). 

O PDT ainda tem dois encontros regionais pelo Ceará para fechar série de 12. Itarema e, por fim, Sobral, berço político dos irmãos pedetistas Ciro e Cid Gomes. A proposta dos eventos é sentir, de lideranças municipais e militantes do partido, para quem o ambiente estava mais favorável. Também lançar uma análise crítica sobre os anos de Cid Gomes (2007-2014) e de Camilo Santana (2015-2022) à frente da administração estadual. 

Também haverá, próximo dia 15, evento mobilizado pelo PDT do Nordeste, que reunirá a principal liderança, o ex-governador e pré-candidato a presidente Ciro Gomes, além de prefeitos, vice-prefeitos e parlamentares da legenda.

O que você achou desse conteúdo?