Logo O POVO+
Politica

PoderData: Lula tem 17 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em eventual 2º turno

| Pesquisa | É a maior vantagem do petista para o presidente desde janeiro. Em cenário de primeiro turno, Lula tem 44%, Bolsonaro 34% e Ciro 6%
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LULA apareceu com 44% das intenções de voto no 1º turno (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP LULA apareceu com 44% das intenções de voto no 1º turno

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno alcançou 17 pontos porcentuais, segundo levantamento da empresa PoderData divulgado nesta quarta-feira, 22. O petista tem 52% das intenções de voto em um embate direto com o chefe do Executivo, que tem 35%, de acordo com a pesquisa.

Esta é a maior diferença entre os dois presidenciáveis no segundo turno desde janeiro deste ano, quando a vantagem de Lula era de 22 pontos. Entre o fim de agosto e o começo de setembro de 2021, o ex-presidente chegou a ter 25 pontos a mais que Bolsonaro, também de acordo com o PoderData.

Quanto ao primeiro turno, Lula e Bolsonaro registraram oscilações dentro da margem de erro. Segundo a pesquisa, o petista tem, hoje, 44% das intenções de voto, ante 34% do presidente. A diferença em relação à rodada anterior do levantamento é que o pré-candidato do PT variou um ponto para cima, e o do PL, um ponto para baixo.

Ciro Gomes (PDT) tem 6% da preferência; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil) e Eymael (DC) empatam em 1%.

Os pré-candidatos Luiz Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4% e entrevistados que não sabem ou não responderam, 5%.

O PoderData também apontou que Lula tem 45% das intenções de voto entre quem recebe o Auxílio Brasil. Bolsonaro está insatisfeito com a campanha de comunicação envolvendo o benefício e quer emplacar melhor o seu nome como criador do programa.

A empresa consultou 3 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-07003/2022.

Agregador de Pesquisas O POVO

O Agregador de Pesquisas O POVO, que reúne o desempenho médio dos pré-candidatos nos últimos 20 dias segundo os principais institutos de pesquisa, mostra Lula com 45% das intenções de voto e Bolsonaro com 32%. Na terceira posição está Ciro, com 8%. Na sequência figuram Tebet e Janones, ambos com 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 5%, de acordo com a ferramenta.

É possível aferir também no Agregador o desempenho dos pré-candidatos no 2º turno. Nele, Lula tem 53% das intenções de voto ante 36% de Bolsonaro. 

O POVO +, plataforma de multistreaming de Jornalismo e Educação do Grupo O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto, que estreou no dia 13 de maio. O objetivo da ferramenta é proporcionar ao leitor uma compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O projeto foi desenvolvido pelo Data.Doc, o núcleo de dados do O POVO. Segundo a jornalista Thays Lavor, responsável pela coordenação e edição do material, a ideia nasceu de uma constatação de que é necessário criar meios para “facilitar a vida” do leitor. Sobretudo em um ano em que ele vai às urnas.



Essa notícia foi relevante pra você?