Logo O POVO+
Eunício diz que pesquisa do PDT é justificar escolha já definida por RC
Politica

Eunício diz que pesquisa do PDT é justificar escolha já definida por RC

A pesquisa foi encomendada pelo PDT na última semana e anunciada pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT) durante encontro com os pré-candidatos do partido
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EUNÍCIO defende candidatura de Izolda (Foto: Barbara Moira, em 25/11/2022)
Foto: Barbara Moira, em 25/11/2022 EUNÍCIO defende candidatura de Izolda

O ex-senador Eunício Oliveira (MDB) comentou, nesta quinta-feira, 7, o resultado da Pesquisa Quaest contratada pelo PDT Ceará para a eleição deste ano no Estado. Para o emedebista, o levantamento foi encomendado pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT), seu desafeto político, para justificar o lançamento do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) como candidato governista, e que o martelo já teria sido batido "há mais de mês". 

"Tudo para justificar algo que já está definido há mais de mês: Roberto Cláudio. Quem manda definiu: Ciro", disse o pré-candidato à Câmara Federal. Dados da pesquisa Quaest mostram RC com vantagem de dez pontos sobre a governadora Izolda Cela (PDT) em cenários contra o deputado Capitão Wagner (União Brasil), em primeiro lugar. 

No cenário em que disputa contra o ex-prefeito, Wagner pontua com 44% dos votos, contra 40% de Roberto Cláudio. Já quando a adversária é Izolda, o presidente do União Brasil tem 52%, contra 30% da governadora, menos que seu correligionário nas intenções de votos, com o qual disputa a pré-candidatura do PDT ao Palácio da Abolição. 

A pesquisa foi encomendada pelo PDT na última semana e anunciada por Ciro Gomes durante encontro com os pré-candidatos do PDT. O pedetista afirma que os dados serão um dos critérios a serem levados em consideração para a escolha do nome governista para as eleições de outubro.

No entanto, o resultado do levantamento vem causando um clima de maior tensão na aliança, com a própria Izolda questionando o processo. Na última quinta-feira, após anúncio da pesquisa, ela minimizou o peso da medida e defendeu que os partidos aliados participem da decisão. 

No Ceará, Eunício é desafeto dos Ferreira Gomes e aliado do ex-presidente Lula (PT). O emedebista compartilha o desejo de lideranças do PT em defender o nome de Izolda Cela como sucessora natural do cargo. O ex-senador aguarda a posição do PDT até o próximo domingo, 10. 

Caso o ex-prefeito de Fortaleza dispute as eleições e a tensão na base governista aumente, Eunício já estuda um plano B. Na última sexta-feira, 2, ele recebeu, em sua residência, Capitão Wagner, para discutir o cenário eleitoral no estado na disputa ao Palácio da Abolição.

O emedebista compartilha com o líder da oposição críticas a RC. No âmbito das suas divergências com os Ferreira Gomes, Eunício acusa Roberto Cláudio de traição por fazer acordo com adversários nas eleições de 2018. Eunício aparecia em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, mas os eleitos para as duas vagas em disputa acabaram sendo Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Podemos). 

Outra possibilidade é o MDB lançar candidatura própria, com apoio de Lula. No dia 6 de junho, o partido divulgou uma pesquisa do Instituto MTG Conectar para as eleições deste ano no Ceará. O levantamento chamou a atenção por incluir, em diversos cenários, o ex-senador como uma das possibilidades.

Em caso de candidatura própria do MDB, também foi discutido no encontro com Capitão Wagner um possível acordo entre os dois para segundo turno nas eleições estaduais. "Eu também disse pro Capitão que nós conseguimos fazer um acordo se o MDB tivesse candidatura ou resolvesse lançar candidatura. Podíamos fazer um acordo em relação ao segundo turno. Quem for pro segundo turno apoia o outro", afirmou Eunício.

O que você achou desse conteúdo?