Logo O POVO+
Seis prefeitos do PDT declaram apoio a Elmano e dois se desfiliam
Politica

Seis prefeitos do PDT declaram apoio a Elmano e dois se desfiliam

Outros dois prefeitos pedetistas seguem no partido, mas declaram apoio a candidaturas do PT. Em resposta, petista de Quixelô "muda de lado" e diz estar com Roberto Cláudio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PREFEITO de Chorozinho e presidente da Aprece, Dr. Júnior se reuniu sábado com Camilo Santana (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram PREFEITO de Chorozinho e presidente da Aprece, Dr. Júnior se reuniu sábado com Camilo Santana

Quatro prefeitos anunciaram saída do PDT nesta quinta-feira, 28, numa articulação com as digitais do ex-governador Camilo Santana (PT) para esvaziar a candidatura a governador do ex-aliado Roberto Cláudio (PDT) e automaticamente fortalecer Elmano de Freitas (PT), pretendente ao Palácio da Abolição com seu apoio. 

A debandada foi aberta com o prefeito de Chorozinho, Dr. Júnior, que preside a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece). Ele foi seguido pelo prefeito de Horizonte, Nezinho Farias. O movimento foi acompanhado ainda pelo prefeito de Moraújo, Carlos Aquila, e por Juju, prefeito de Jaguaribara.

Além deles, outros dois prefeitos pedetistas manifestaram apoio aos postulantes do PT sem anunciarem saída da agremiação. Saul Maciel, de São Benedito, e Guilherme Saraiva, de Barbalha, berço político de Camilo.

 

Saul é próximo à deputada estadual Augusta Brito, que chegou a ser cogitada pelo PT para a disputa pelo Abolição. Na última segunda-feira, 26, Guilherme Saraiva havia republicado foto de Camilo com o anúncio da candidatura de Elmano a governador. "Seguimos unidos, de mãos dadas, com Elmano governador, Camilo senador e Lula presidente", dizia o texto.

Camilo e o presidente da Aprece estiveram reunidos no último sábado, 23, no escritório do petista em Fortaleza. O gestor municipal compartilhou foto do encontro nas redes sociais de modo a enaltecer a parceria entre município e Estado durante os anos de Camilo no Executivo.

"Como conversamos, estou fechado com o senhor e seguirei suas orientações", escreveu Júnior. As mensagens de anúncio de saída dos gestores tiveram a marca comum da demonstração de gratidão à gestão de Camillo. Algumas delas manifestaram apoio a Izolda Cela, atual governadora que deixou o PDT nessa terça-feira, 26.

"Faço isso com gratidão por tudo que o ex-governador Camilo Santana fez pelo meu município de Jaguaribara", escreveu o prefeito Juju. "Anuncio que estou me desfiliando hoje do PDT. Tomo essa decisão com toda a consciência para me engajar na campanha de Camilo Santana para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado", publicou Junior

"Sigo para a campanha do amigo e ex-governador Camilo Santana ao Senado, do deputado Elmano de Freitas ao Governo do Estado e em respeito à governadora Izolda Cela, reforço nossa união para que o Ceará continue avançando", anunciou Nezinho Farias.

Camilo apoiava o nome de Izolda para concorrer à reeleição, mas ela acabou sendo derrotada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio em votação do diretório estadual do PDT. Após a decisão, RC teve a candidatura oficializada em convenção, Camilo anunciou Elmano para disputar o Palácio da Abolição e Izolda se desfiliou do PDT. Chegava ao fim a aliança política que ditou os rumos do Ceará nos últimos 16 anos.

Na última terça-feira, 26, em entrevista ao programa Jogo Político, o presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo, admitiu a possibilidade de prefeitos do partidos e engajarem na candidatura de Camilo ao Senado, mas rechaçou a hipótese de isso acontecer no caso da candidatura de Elmano ao Governo. O apoio teria que ser garantido a Roberto Cláudio. "Aquele prefeito que votar literalmente em candidatos que estejam na chapa adversária, não são pedetistas", ressaltou.

No caso de deputados que não seguirem a decisão partidária de fazer campanha pró-RC, a situação seria mais grave, com risco de os candidatos à Assembleia Legislativa ou à Câmara dos Deputados perderem a legenda. “Nós somos partidários. Existe uma resolução da direção nacional do partido, que não admite discrepância”, disse.

E acrescentou: "Dentro da resolução está muito claro que quaisquer candidatos que discrepem da orientação da direção nacional e direção estadual em relação às candidaturas majoritárias cometerá infração grave. Portanto, sujeito a perder a legenda para disputar a candidatura".

Em Tauá, na convenção do PSD de Domingos Filho, candidato a vice-governador na chapa do PDT, Roberto Cláudio foi questionado sobre a possibilidade de prefeitos do PDT no Cariri ligados a Camilo se comprometerem com ele e não com o partido, ao que respondeu que a ideia é conversar com todos sobre as propostas para o Ceará. "A gente quer convencer mesmo aqueles que hoje não estão conosco, mesmo na oposição, nossa tarefa é unir o máximo que a gente puder".

Resposta

Por outro lado, um prefeito petista "mudou de lado" e anunciou apoio à candidatura de Roberto Cláudio, em vez de estar ao lado da de Elmano de Freitas. Adil Júnior, prefeito de Quixelô, afirmou em postagem nas redes sociais que considera RC "o mais preparado e com mais experiência para fazer um Ceará cada vez melhor". (colaborou Italo Coriolano)


 



O que você achou desse conteúdo?