A coligação "Ceará Cada Vez Mais Forte", do candidato a governador Elmano Freitas (PT), ingressou com representação na Justiça Eleitoral solicitando que o candidato Capitão Wagner (UB) retire do ar a propaganda em que ele promete implantar o "padrão FBI" na segurança pública do Ceará, caso seja eleito. Na ação, os advogados do petista acusam a campanha adversária de divulgar "desinformação e fake news".
A propaganda em questão foi veiculada na última sexta-feira, 26, na estreia do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV e continua disponível nas redes sociais do candidato. Na peça, Wagner apresenta propostas para a área da segurança. "Fui aos Estados Unidos para conhecer a metodologia do FBI (órgão equivalente à Polícia Federal) e vou trazer para o Ceará o padrão FBI de investigação, com os melhores armamentos e treinamento de ponta".
Ainda na propaganda, Wagner diz que para implantar a metodologia contará com a ajuda do ex-agente da FBI, George Piro, que também aparece na gravação dando testemunho a favor do candidato. "Se você escolher Wagner como seu governador, em 1º de janeiro de 2023 eu estarei lá para mudar o Ceará", afirmou Piro.
Na ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a coligação de Elmano argumenta que George Piro não possui mais qualquer vínculo com o FBI, instituição onde ele atuou até julho deste ano. Os advogados alegam que o ex-agente federal atualmente é dono de uma empresa de consultoria na área de segurança, sediada em Miami, na Flórida.
A coligação acusa Wagner de tentar se beneficiar indevidamente da "notoriedade e competência" do órgão de segurança americano, "induzindo o eleitorado ao erro e propagando fatos inverídicos". A ação é assinada por oito advogados e pede que o TRE-CE examine o pedido em regime de urgência.
O POVO entrou em contato com a assessoria de imprensa do candidato Capitão Wagner (UB) e até po fechamento desta página não havia recebido retorno com posicionamento oficial a respeito do assunto.
Cumprindo agendas em diversos municípios do Ceará ao longo do fim de semana, Elmano Freitas (PT) reforçou em diversas ocasiões a tese de que um alinhamento entre presidente da República, governador do Estado e senador seria benéfico para a população cearense.
"Nós temos uma oportunidade histórica: a de um alinhamento, de eleger o presidente Lula (PT), eleger Elmano governador e Camilo senador. Para que todas as políticas de educação, ampliação da saúde pública, investimento em segurança, possam continuar", disse neste domingo, 28, durante caminhada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. (Luciano Cesário e Carlos Mazza)