Logo O POVO+
Secretários de Elmano começam a ser definidos: veja quem deve estar no governo
Politica

Secretários de Elmano começam a ser definidos: veja quem deve estar no governo

Maximiliano Quintino deve assumir a Casa Civil e Idilvan Alencar, a Educação. Parte do secretariado deve ser anunciada até o fim da semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LUÍSA Cela é considerada nome certo para assumir a Secretaria da Cultura (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita LUÍSA Cela é considerada nome certo para assumir a Secretaria da Cultura

Embora o governador eleito Elmano de Freitas (PT) não tenha batido o martelo sobre o secretariado, nomes dados como certos já são citados por interlocutores do petista. Entre eles estão Moisés Braz (PT) no Desenvolvimento Agrário e Idilvan Alencar (PDT) na Educação.

Segundo fontes ouvidas pelo O POVO, Augusta Brito (PT), primeira suplente do senador eleito Camilo Santana (PT), que irá assumir o MEC, pode comandar uma secretaria, abrindo a vaga no Congresso para Janaína Farias (PT).

Além desses quadros, integrantes da equipe de transição também estão praticamente garantidos na composição do primeiro escalão de Elmano, conforme informou o jornalista Eliomar de Lima, do O POVO.

Luísa Cela, por exemplo, deve encabeçar a Secretaria da Cultura (Secult), Alfredo Pessoa o Planejamento e Maximiliano Quintino a Casa Civil.

Braço direito das gestões de Luizianne Lins como prefeita de Fortaleza, Waldemir Catanho tem ida confirmada para a chefia de gabinete de Elmano.

Em coletiva de imprensa na última segunda-feira, 19, o petista afirmou que vai anunciar parte do secretariado ainda nesta semana. A montagem final do grupo, porém, depende de tratativas com o PDT e de um desfecho em relação ao futuro de Camilo e da governadora Izolda Cela (sem partido).

Ao menos esse impasse já parece resolvido. Nessa terça-feira, 20, fontes próximas do ex-governador asseguraram que Camilo havia aceitado o convite para liderar a Educação no governo Lula, enquanto Izolda ficará com a Secretaria Nacional da Educação Básica, órgão vital na estrutura da pasta.

Assim, Elmano está mais livre agora para acomodar demais forças no Abolição. Nesta quarta-feira, o governador eleito tem reunião com o deputado federal eleito e presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira.

Até agora, a legenda do ex-ministro e ex-presidente do Congresso ainda não indicou espaços que deseje ocupar no secretariado. O MDB foi a primeira sigla a manifestar apoio a uma candidatura do PT ao Governo, quando Elmano não havia sido definido como postulante.

Mas há outros partidos à espera de conversas também, tais como o PP do deputado estadual Zezinho Albuquerque. E, finalmente, o PDT do senador Cid Gomes, que, mesmo não tendo feito campanha diretamente para Elmano, esteve ao lado de Camilo na defesa do nome de Izolda como concorrente, contrariando expectativas da executiva trabalhista no Ceará e abrindo uma crise com o próprio irmão, Ciro Gomes.

O que você achou desse conteúdo?