Logo O POVO+
Pai de Camilo assume PSB Ceará para "puxar" sigla para a base de Elmano
Politica

Pai de Camilo assume PSB Ceará para "puxar" sigla para a base de Elmano

Posse de Eudoro Santana está marcada para 26 de agosto e vai contar com participação do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
EUDORO assumirá o PSB Ceará no dia 26 de agosto (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES EUDORO assumirá o PSB Ceará no dia 26 de agosto

Pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT), o ex-deputado Eudoro Santana (PSB) assumirá no próximo dia 26 de agosto o comando do PSB no Ceará. A mudança, que foi antecipada por O POVO ainda em 5 de junho, foi confirmada nessa segunda-feira, 31, pelo presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, que estará presente em evento de posse do ex-parlamentar.

Eudoro assumirá a vaga no lugar do presidente interino Sergio Rufino, que já ocupava o comando da sigla em decorrência de afastamento do ex-deputado Denis Bezerra (PSB). A expectativa é que a mudança ajude a “puxar” sigla de vez para a base do governo Elmano de Freitas (PT), após o partido apoiar Roberto Cláudio (PDT) na eleição de 2022.

Em entrevista ao O POVO, Carlos Siqueira destacou que a mudança marca “nova fase” do PSB no Ceará após o racha de 2022. “Naquela época nós até tentamos mudar a posição (apoiando Elmano), mas o partido já tinha um compromisso (pela eleição de Roberto Cláudio). Mas isso já passou, agora estamos em um novo momento”, diz.

Com a mudança, o PSB reforça a possibilidade de virar “ninho” de pedetistas que desejarem deixar o partido caso a sigla não resolva racha interno que perdura desde o resultado das eleições do ano passado. Isso incluiria também o atual presidente da Assembleia, Evandro Leitão, cotado como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

O presidente nacional do PSB destaca que toda a movimentação foi referendada por Denis Bezerra, que seguirá para “nova missão” como diretor da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) do governo Lula (PT). Sobre a eleição de 2024, Siqueira afirma apenas que o assunto será tratado "em momento oportuno" por Eudoro.

Siqueira também minimiza relação de parentesco entre Eudoro e o ministro Camilo Santana para a escolha. “Nós não estamos tratando disso com base no fato que o Eudoro é pai do Camilo. Estamos fazendo porque o Eudoro é do PSB, sempre foi do PSB, militou e disputou pelo PSB. Ele se afastou por um tempo, mas agora está voltando. É um socialista histórico”, diz, apesar de também fazer elogios a Camilo. “É um quadro que orgulha o Ceará”, afirma.

O que você achou desse conteúdo?