Logo O POVO+
Gestões de Sarto e Elmano travam novo embate após esgoto na Praia de Iracema
Politica

Gestões de Sarto e Elmano travam novo embate após esgoto na Praia de Iracema

Prefeitura culpa Cagece por sujeira em um dos principais cartões-postais da cidade. Órgão estadual diz que acusação é falsa. Os chefe dos Executivos municipal e estadual já trocaram críticas pelo reajuste da passagem de ônibus, lotação em hospitais e pelas obras da Ponte dos Ingleses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Governador Elmano de Freitas e prefeito José Sarto (Foto: Samuel Setúbal)
Foto: Samuel Setúbal Governador Elmano de Freitas e prefeito José Sarto

Na tarde desta sexta-feira, 3, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), saiu em defesa da gestão municipal após o acúmulo de lixo e esgoto que gerou uma “mancha” no mar de um dos cartões postais da capital cearense, a Praia de Iracema. O problema é recorrente, mas tomou contornos mais intensos após as leves precipitações na última terça-feira, 31, e virou novo foco de polêmica política. 

Moradores e entidades ambientais denunciaram uma grande quantidade de água de esgoto e de lixo que invadiu a faixa de areia da área conhecida como "Praia dos Crush". Em longa, nota, Sarto listou as iniciativas da prefeitura em tentar resolver a questão, mas também iniciou mais um embate direto com a gestão de Elmano de Freitas (PT), em uma briga de versões.

O pedetista atribuiu responsabilidade à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) por ligações clandestinas e vazamentos de esgotos despejados irregularmente na rede de drenagem da orla da cidade. Ele compartilhou imagens de um cano menor colocado diretamente dentro da tubulação de esgoto. “Compartilho imagens feitas pelo nosso sistema de inspeção por vídeo das irregularidades em ligações de residenciais e na rede de esgoto da Cagece. É isso mesmo que você está vendo: irregularidades feitas pela Cagece”, disse.

O entendimento de que haveria responsabilidade do Governo do Estado foi reiterado por outros integrantes da gestão. Manuela Nogueira, titular da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (COPIFor), ressaltou que "as imagens falam mais que palavras". Segundo ela, a Prefeitura tem feito inspeções e tem agido diante de um "diagnóstico objetivo".

A titular ressaltou que, na próxima semana, serão tomadas medidas administrativas, como a notificação de moradores e até da própria Cagece. "A Cagece será notificada, os proprietários de residências ou de comércios que foram identificados, que fizeram essa ligação clandestina, também serão notificados", afirmou ainda.

Por nota, a Cagece categorizou como “falsas" as acusações do prefeito. Segundo a companhia, não há nenhuma irregularidade nos sistemas de esgotamento sanitário da região da Beira-Mar da capital, que estão funcionando normalmente. "A companhia informa ainda que as imagens mostradas no vídeo, publicado no Instagram, não retratam nenhum sistema da Cagece, mas sim uma galeria de drenagem de águas pluviais, contendo interligação clandestina da própria população de Fortaleza", disse a companhia no comunicado.

Este é mais um episódio que colocou Sarto e Elmano em lados opostos sobre polêmicas na Capital. Ainda em março, quando o pedetista anunciou o reajuste das passagens, houve críticas do prefeito quanto à não renovação do recurso que subsidiava o transporte em períodos da gestão de Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido).

Na época, Elmano rebateu que Sarto tentava transferir responsabilidades. “Lamento que o prefeito não fale exatamente toda a verdade dos fatos”, disse. Os dois iniciaram o ano em bom tom e chegaram a compartilhar agenda, mas, após o episódio, passaram semanas sem se encontrar, o que virou motivo para críticas de aliados de Sarto, que viam um tipo de “boicote” à gestão municipal.

Foi em julho, no entanto, que a relação teve sua rusga mais intensa, também relacionada à região da Praia de Iracema. A Prefeitura anunciou que ficaria responsável pela reforma da Ponte dos Ingleses, com direito a menção de Sarto às obras do Acquario. O Governo do Estado rebateu que o prefeito não tinha cumprido o acordo firmado entre as duas instituições e que a estrutura da ponte, como estava, não comportaria a obra. Houve também trocas de acusações em virtude da superlotação de hospitais estaduais em Fortaleza, que se daria pelo fechamento de unidades municipais, algo que Sarto negou. 

Aliados de ambos subiram ainda mais o tom, com acusações de que Elmano estaria levando a relação com Sarto “pelo fígado”, sob orientação de Camilo, e que haveria “ingratidão” de nomes próximos do prefeito.



Na época, o PDT de Sarto travava disputa pela presidência estadual do partido com o grupo do senador Cid Gomes. Quando o acordo foi firmado para que o senador assumisse o cargo temporariamente, foi estabelecido um encontro entre Sarto e Elmano. O governador disse que não era necessário “mediação”.

Agora, o PDT ainda vive impasse pela presidência da sigla, com o grupo do senador reiterando o desejo de integrar a base de Elmano e apoiar um nome da base governista para as eleições de 2024. A preço de hoje, esse seria o deputado Evandro Leitão (de saída do PDT), o que esvaziaria a candidatura de Sarto, com o apoio de pedetistas a alguém de outro partido.

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-11-2023: Esgoto na Beira Mar em espigão da Praia do Náutico, com movimentação normal de banhistas. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-11-2023: Esgoto na Beira Mar em espigão da Praia do Náutico, com movimentação normal de banhistas. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)

Situação do mar gera preocupação em banhistas

A coloração do água chama a atenção. A situação do mar na Beira Mar e na Praia de Iracema foi denunciada por usuários nas redes sociais nesta semana e tem gerado preocupação em banhistas que frequentam a orla.

A falta de orientação sobre o cenário aumenta a insegurança dos banhistas que frequentam a praia. O nadador e motorista Gabriel Freire, 22, que frequenta o trecho do Náutico há cinco anos relata que o problema é antigo e causa preocupação para quem tem costume de ir ao local.

“Pode ser a chuva, mas eu tenho certeza que não é. A todo momento eu sinto odor aqui, às vezes a água está mais limpa e outra vez está mais escura. É inaceitável se isso realmente for esgoto. Sinto prejudicado", comenta.

Para o banhista e auxiliar de serviços gerais, Gercélio Rodrigues, 40, o cenário gera preocupação, principalmente na saúde do filho, Victor Hugo, de nove anos. "Eu sempre trago ele aqui. A praia é boa, mas esse esgoto não dá. O medo é só sobre a saúde dele. É preciso orientar", espera.


 

Mancha é resultado de ligações clandestinas e primeiras chuvas

O mar de um dos principais pontos turísticos de Fortaleza vem sendo alvo de poluição após dois trechos da orla serem invadidos por esgoto e lixo. O cenário foi registrado na saída das galerias de águas pluviais na orla da Beira Mar e Praia de Iracema. Os casos foram registrados ao lado do espigão da João Cordeiro, que teve início na quarta-feira, 1º, no trecho ao lado do espigão do Náutico, na quinta-feira, 2, chegando a mudar a coloração do mar na região.

"O que a gente vê é o que a gente chama tecnicamente de 'pluma', que é essa mancha que a gente vê se espalhando com a entrada de algum fluido de coloração diferente das águas marinhas", explica Michael Viana, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo ele, isso acontece principalmente por dois fatores: ligações clandestinas de esgoto no sistema de drenagem urbana e as "primeiras chuvas" — quando acontece o escoamento do material acumulado durante o período de estiagem do continente para o sistema de drenagem — explica Michael, especialista em Saneamento Ambiental e doutor em Engenharia Civil. 

O engenheiro civil João Paulo Félix, professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e doutorando do Labormar - UFC, explica que a estrutura de saneamento no Brasil é chamada de "separadora absoluta". Isso quer dizer que há sistemas separados, uma para a coleta de água da chuva e outra para o esgoto. 

Ele explica que o ponto do problema da Praia da Iracema é localizado em um ponto de saída de galeria de drenagem pluvial. Por isso, não deveria estar relacionado ao esgotamento sanitário. "Mas o que se levanta é que deve estar relacionado a esgoto clandestino", afirma. 

"Pelo volume tão grande que se observa na coloração da água, devem ser muitas ligações ou uma ligação que gera um volume muito grande", associa João Paulo. "O lançamento de esgoto no sistema de drenagem é ilegal e inadequado. O esgoto deve ser destinado para a rede de esgoto", reitera o professor Michael Viana. 

"Vai ser o uso e ocupação do solo que vai determinar se vai ter mais ou menos impurezas na água pluvial com as primeiras chuvas", acrescenta. O professor do Labomar frisa que a situação compromete a qualidade da água, sobretudo com relação ao volume de esgoto clandestino jogado no mar.

A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) informou ao O POVO que acompanha a situação com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A pasta disse que o sistema de esgotamento sanitário da Capital tem a sua operação sob a responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Em nota, a Cagece informou que a ocorrência na Praia de Iracema não tem relação com o sistema de esgotamento sanitário da companhia. “Trata-se de ligações clandestinas, interligadas de forma totalmente indevida à rede de drenagem, operada pelo município. Nesse caso, a fiscalização é de responsabilidade dos órgãos ambientais”, disse.

Ainda segundo o órgão, o sistema de esgoto que atende toda a Beira Mar encontra-se funcionando normalmente naquele local. (Colaborou Mirla Nobre)

Prefeitura faz limpeza e deve intensificar fiscalização

Na tarde dessa sexta-feira, 3, Prefeitura de Fortaleza iniciou limpeza no trecho da praia na altura do Espigão da João Cordeiro, na Praia de Iracema. Até o fim do dia foram drenados 80 mil litros de água por meio do caminhão de sucção, segundo a Prefeitura. Os trabalhos devem seguir no fim de semana.

Manuela Nogueira, coordenadora de Programas Integrados da Prefeitura (COPIFor),explicou que foi feita uma videoinspeção, que utiliza um robô que percorre dentro das galerias.

Segundo ela, foram identificadas ligações clandestinas de esgoto, alguns pontos de extravasamento da rede existente de esgoto da Cagece dentro da rede de drenagem, e interrupções dessas galerias da rede pluvial.

"Faremos o fechamento de todas as ligações clandestinas de esgoto e também serão colocadas redes nas galerias de drenagem", diz.

Durante a tarde, técnicos de diversas pastas da gestão municipal estiveram realizando trabalhos "de retirada de areia escura, terraplanagem e drenagem da água empossada na saída da galeria pluvial".

Conforme a coordenadora, os imóveis e estabelecimentos responsáveis pelas contribuições de esgoto indevidas na rede serão notificados.

FORTALEZA, CEARÁ, 03-11-2023: Limpeza da Praia de Iracema, no trecho da Praia dos Crush, local onde houve estouro de encanamento de esgoto.  (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, 03-11-2023: Limpeza da Praia de Iracema, no trecho da Praia dos Crush, local onde houve estouro de encanamento de esgoto. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

Trecho da Praia de Iracema está impróprio para banho

O trecho da Praia de Iracema (PI) que é conhecido como 'Praia dos Crush', situado na altura do Centro Cultural Belchior, está impróprio para banho até o próximo domingo, 5, conforme aponta novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Informação foi divulgada após o local ser invadido por uma grande quantidade de água de esgoto e de lixo nessa semana.

Poluição nesse ponto da faixa litorânea foi agravada após uma chuva ser registrada na última terça-feira, 31. Na ocasião, esgoto e resíduos invadiram a faixa de areia, fazendo a coloração da água mudar de cor. 

Segundo análise da pasta ambiental, banhistas devem ter apenas dois trechos da PI próprios para mergulho até o fim desta semana. Essas áreas podem ser encontradas na altura da Estátua de Iracema Guardiã, no Aterrinho; e na altura da av. Almirante Tamandaré, próximo à Ponte Metálica.

Em todo o litoral de Fortaleza há 22 trechos adequados para banho e 11 inadequados. O setor com mais áreas próprias para banhistas é o Leste, totalizando 13. A Praia do Futuro se destaca com todos os trechos adequados para quem quiser aproveitar o sol nos próximos dias, desde a Praia do Caça e Pesca, na altura da rua Germiniano Jurema, até o ponto localizado na altura da rua Ismael Pordeus.

 

O que você achou desse conteúdo?