Logo O POVO+
Sâmia Farias toma posse como nova defensora pública geral do Ceará
Politica

Sâmia Farias toma posse como nova defensora pública geral do Ceará

Ela substitui Elizabeth Chagas para um mandato de dois anos e é a quinta mulher consecutiva a comandar a órgão
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SÂMIA Farias disse querer levar a Defensoria a mais municípios do Estado (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS SÂMIA Farias disse querer levar a Defensoria a mais municípios do Estado

Sâmia Farias tomou posse nesta segunda-feira, 4, como defensora pública geral do Estado do Ceará. Ela é a sétima mulher a comandar o órgão, a quinta consecutiva. 

O mandato da nova defensora pública geral vai até dezembro de 2025. Sâmia substitui a defensora Elizabeth Chagas.

A defensora pública foi a mais votada em outubro na eleição do órgão, com o voto de 69% dos seus membros. Depois ela foi a escolhida em uma lista tríplice pelo governador Elmano de Freitas (PT) e referendada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

“Assumo esse posto com muita responsabilidade e com o compromisso (...) com todo cidadão e cidadã cearense para que a defensoria preste o serviço mais eficiente e que ela chegue em todo o estado do Ceará”, explicou Sâmia.

Para ela, um dos objetivos da sua gestão é “pintar o Ceará de verde”. “Hoje a gente só está em 50% dos municípios. A gente sabe dos objetivos e temos que ultrapassar nesses próximos dois anos, mas a meta é que cada população que precise, a população mais vulnerabilizada do nosso estado precisando do serviço da Defensoria Pública, ela tenha acesso ao defensor”, apontou.

E seguiu: “A gente tem uma articulação constante, principalmente com a sociedade civil, para que a gente preste o melhor serviço da forma que a população realmente necessita”.

Elizabeth Chagas, que está deixando o comando do órgão após passar biênios, afirmou que sai com a sensação de “missão cumprida”. Ela destacou a melhora do orçamento e da arrecadação, assim como o trabalho realizado para tornar a Defensoria mais próxima da população.

“Termino esse mandato com a certeza da missão cumprida, de ter feito um trabalho que deixou resultado, que deixou conquistas. E a maior conquista de todas é justamente a defensoria com a cara nova, a defensoria com a cara do povo, mais próxima do povo, (...), uma defensoria que acolhe mais, que tem pessoas trans e travestis contratadas aqui, que têm a manutenção desse emprego”, explicou Elizabeth.

Ela ainda afirmou que entrega o cargo “nas mãos de quem vai saber cuidar muito bem dela e fazê-la crescer ainda mais”.

Sobre a presença das mulheres na Defensoria, sendo Sâmia a quinta consecutiva à frente do órgão, Elizabeth afirmou que é “fantástico”. “Até porque as mulheres precisam está nesses espaços, ocupar esses espaços, sair desses preconceitos que a gente tem ainda no Nordeste, ainda no Brasil, de que tem algumas condutas pré-moldadas as mulheres. É no combate ao machismo, no empoderamento. É bom ter mulheres e mulheres se ajudando no poder”, completou.

A solenidade de posse foi marcada por simbolismo, com Sâmia sendo conduzida até a mesa pelos dois filhos, seguido pela apresentação de um vídeo com o currículo da nova defensora; a apresentação do panorama da defensoria nos últimos anos por Elizabeth Chagas; a entrega de uma placa de agradecimento a Elizabeth pelas mãos de Sâmia; e a troca de cadeiras entre as defensoras, com Sâmia assumindo a presidência da sessão.

Sâmia também assumirá a presidência do Conselho Superior (Consup) da instituição. Uma posse popular da defensora será realizada em 11 de dezembro, com local ainda a ser divulgado.

Participaram da sessão a secretaria dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França, representando a governadora em exercício, Jade Romero (MDB), que se recupera após testar positivo para Covid-19; o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), representando o presidente da Alece, Evandro Leitão; assim como outros representantes do Judiciário, do governo estadual e da sociedade civil.

 

O que você achou desse conteúdo?