Logo O POVO+
Evandro oficializa filiação e diz que "seu coração escolheu o PT"
Politica

Evandro oficializa filiação e diz que "seu coração escolheu o PT"

| Eleições 2024 | O presidente da Alece apresentou seu pedido oficial de filiação ao partido nesta segunda-feira, dia 11
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Evandro em encontro anunciando seu pedido oficial de se filiar ao PT (Foto: De Assis Diniz/Divulgação)
Foto: De Assis Diniz/Divulgação Evandro em encontro anunciando seu pedido oficial de se filiar ao PT

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão, afirmou que o seu coração escolheu o PT, após solicitar oficialmente o pedido de ingresso ao partido nessa segunda-feira, 11. O parlamentar irá se filiar no próximo sábado, 16. O pedido para o deputado passar a fazer parte da legenda será apreciado pela Executiva estadual do PT na próxima quinta-feira, 14.

"Meu coração escolheu o PT. E com o coração, cheio de força e esperança, seguirei firme na luta", escreveu o deputado estadual em suas redes sociais.

O encontro para a solicitação formal estava marcado para ocorrer pela manhã na sede do PT, mas manifestantes ocuparam o local reivindicando moradia e reunião com o governador Elmano de Freitas (PT). A reunião foi manejada para um restaurante na Aldeota.

Durante o encontro, Evandro posou com a bandeira do PT, usou o broche com a estrela vermelha do partido e afirmou ser uma pessoa que não gosta de conflito e que harmoniza no que pode. Porém, destacou que não fugirá da briga caso precise encará-la.

"Eu não sou uma pessoa que gosta de conflito. Eu sou um cara que no que eu puder harmonizar eu harmonizo. Essa é a minha essência, minha natureza. Mas também se tiver de ir, como diz o outro 'pra briga', eu não fujo da raia", declarou durante a reunião. O vídeo da fala do presidente da Alece foi compartilhado nas redes sociais do deputado estadual De Assis Diniz (PT).

Evandro ainda disse que além do respeito e admiração pelo PT, ele comunga dos mesmos ideais, luta pelo democracia e justiça social e quer contribuir junto de outros nomes para o crescimento do Ceará.

O deputado estadual tem o nome cotado para disputar a Prefeitura de Fortaleza em 2024 pelo PT, que tem como pré-candidatos os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, a deputada federal Luizianne Lins e o assessor especial do Governo do Ceará, Artur Bruno .

Na postagem que publicou nas redes sociais, Evandro fez juras de amor ao PT, mencionado por ele como "o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo".

"Na minha trajetória política sempre estive muito próximo do PT, fazendo parte de um mesmo projeto no Ceará, tendo, inclusive, sido líder do Governo Camilo na AL. Mais que respeito e admiração pelo PT, comungo dos mesmos ideais, da luta pela democracia e por mais justiça social. E quero contribuir, junto com tantos e tantas, para o crescimento do nosso Ceará e para a reconstrução do Brasil".

Algumas das principais lideranças do PT no Ceará felicitaram o pedido de Evandro se filiar à sigla. O governador Elmano de Freitas deu boas-vindas a Evandro e afirmou que o deputado é, além de amigo, "aliado antigo da nossa luta" no Ceará, e que recebeu com muita alegria a notícia.

"Recebi com muita alegria a notícia do pedido de filiação do companheiro Evandro Leitão, presidente da AL, ao nosso Partido dos Trabalhadores. Evandro é um grande amigo, e aliado antigo da nossa luta por um Ceará mais justo e desenvolvido. Um grande quadro da política cearense, que é muito bem-vindo ao PT", escreveu nas redes sociais.

O ministro da Educação e um dos maiores aliados de Evandro Leitão, Camilo Santana, disse ter ficado feliz com o pedido de filiação do presidente da Alece. De acordo com o ex-governador, a ida do deputado estadual, pré-candidato ao cargo de prefeito de Fortaleza em 2024, "engrandece ainda mais o partido".

"Evandro sempre foi um grande parceiro e aliado do projeto que tem buscado avanços para o nosso estado. Um grande homem público, que muito tem contribuído com o Ceará, e que engrandece ainda mais o nosso partido", escreveu o ministro em suas redes sociais.

Líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, o deputado federal José Guimarães afirmou que a filiação de Evandro ao PT tem "significado histórico", pois a trajetória dele em muito se confundiria com a do PT.

"Seus compromissos com o povo cearense, a participação nos governos petistas de Camilo e Elmano. Tudo isso diz bem sobre o seu caráter e, sobretudo, sobre seus compromissos e identidade com o PT. É um quadro que tem profundas identidades com o PT, e nós o recebemos com alegria e desejo de consolidarmos os nossos governos Lula e Elmano", disse Guimarães, principal articulador do PT no Ceará. (colaborou Carlos Holanda)

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-07-2023: Visita da Deputada Larissa Gaspar (PT),  no podcast do Jogo Político. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-07-2023: Visita da Deputada Larissa Gaspar (PT), no podcast do Jogo Político. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

Pré-candidatos do PT repercutem pedido de filiação de Evandro

O pedido de Evandro Leitão (de saída do PDT) para ingressar nas fileiras do PT mexe com o cenário eleitoral de 2024 em Fortaleza. Pré-candidatos petistas ao Paço Municipal repercutiram a iminente filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) ao partido.

Presidente do diretório municipal do PT em Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio participou da reunião que selou o pedido de filiação nessa segunda-feira, 11. Pelas redes sociais, Guilherme afirmou que a "ida de Evandro fortalece a legenda em um momento no qual o partido lidera um projeto de lutas populares e redução das desigualdades sociais".

Também presente na reunião dessa segunda-feira, Larissa Gaspar também felicitou a chegada do colega de Alece ao partido. No entanto, a deputada pondera que a filiação de Evandro Leitão ao PT e a pré-candidatura do parlamentar à Prefeitura de Fortaleza na sigla são coisas distintas.

“A filiação do Evandro é uma coisa, a discussão do nome que vai representar a disputa eleitoral do PT em 2024 é um outro assunto que será tratado também no momento oportuno. Claro que daqui até março a gente vai debatendo, conversando, dialogando, mas isso é outra definição que virá em outro momento”, explicou a deputada depois da solenidade de reinstalação da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sobre a sua pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza, Larissa Gaspar afirmou que continua na disputa interna do partido e que o processo deve ser finalizado em março de 2024.

“Continuo pré-candidata do Partido dos Trabalhadores a Prefeitura de Fortaleza, assim como nós temos também outros nomes a disposição de participar desse processo de discussão de pré-candidatura, (...) eu tenho plenas condições para está nesse processo, fui vereadora por dois mandatos, fui reeleita como a vereadora mais votada do PT em Fortaleza, fui eleita a deputada mais votada em Fortaleza dentre todas as parlamentares”, contou.

Adotando tom mais crítico, a deputada federal Luizianne Lins afirmou que a chegada de Evandro Leitão ao partido não o deixa mais perto de ser o candidato petista ao Paço Municipal em 2024 e ressaltou a importância dos processos internos do PT. "Afinal, o PT já tem quatro pré candidatos (as): Luizianne, Guilherme, Larissa e Artur Bruno. Ele vindo, teremos cinco pré candidatos (as). O PT não tem essa cultura partidária da pessoa se filiar só pra ser candidato (a). Temos um partido de verdade, não um partido de aluguel", afirmou Luizianne.

Além de Guilherme Sampaio, Larissa Gaspar e Luizianne Lins, o assessor especial do Governo do Estado Artur Bruno também tem o nome colocado no PT como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Evandro Leitão está de saída do PDT após racha no partido que começou no ano passado durante o processo de escolha da candidatura pedetista ao Governo do Estado. A crise na legenda trabalhista escalonou desde então e levou a uma cisão entre dois grupos.

A ala liderada pelo senador Cid Gomes, da qual Evandro faz parte, articula uma debandada em massa da sigla.

Após formalizar pedido de filiação ao PT, Evandro Leitão aguarda o aval do diretório estadual da legenda, que tem reunião marcada para a próxima quinta-feira, 14, para tratar do tema. Passada esta etapa, será realizada a filiação propriamente dita na manhã de sábado, 17.

 

 

FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 11.12.2023: Antonio Filho Conin, presidente estadual do partido dos trabalhadores. Av. da Universidade.
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 11.12.2023: Antonio Filho Conin, presidente estadual do partido dos trabalhadores. Av. da Universidade.

Além de Evandro, até 10 prefeitos deverão se filiar ao PT Ceará no próximo sábado

Entre oito e 10 prefeitos de municípios cearenses irão se filiar ao PT. A informação foi dada pelo presidente estadual da sigla, Antonio Alves Filho, o Conin, nesta segunda-feira, 11, na sede do partido localizado na Av. da Universidade, em Fortaleza. 

De acordo com ele, quatro nomes de prefeitos já foram aprovados pela Executiva estadual. Professor Marcelão (São Gonçalo de Amarante); Laís Nunes (Icó); Zé Vidal (Itatira); Ítalo Brito Alencar Alves (Nova Olinda).

Os demais serão deliberados em reunião da Executiva estadual do partido marcada para esta quinta-feira, 14. Ainda segundo Conin, outros seis nomes estarão em discussão.

Quer receber por Whatsapp as últimos notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política cearense

Os prefeitos migram para o PT juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (de saída do PDT). No sábado, 16, está agendado o ato de filiação tanto de Leitão quanto dos gestores municipais.

Conin afirmou ainda que o ingresso de Evandro no partido amplia as opções de pré-candidatura do PT à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. “O Evandro se filiando, evidentemente, passa a ser considerado como opção, mas esse debate vai ser feito pelo PT de Fortaleza inicialmente. Depois, se for o caso, a direção nacional acompanha isso”.

O dirigente partidário considera ainda que a filiação de Evandro não deve modificar o calendário estabelecido pelo diretório municipal, que determinou o adiamento do lançamento da candidatura para o final de março próximo.

"Acho que vai ser mais ou menos nesse mesmo calendário que o PT de Fortaleza já apresentou. O que eu acredito, e acho que nós vamos conseguir construir, é o entendimento no PT para a gente ter uma candidatura de consenso, que unifique a base do governo Elmano em Fortaleza e que estabeleça as condições para que o PT possa voltar a governar Fortaleza, uma cidade que está tão sofrida".

Evandro Leitão

Nesta segunda-feira, 11, Evandro visitaria a sede do partido para entregar pedido de filiação, mas por conta de uma ocupação de manifestantes que cobram os governos Elmano de Freitas e Luiz Inácio Lula da Silva por moradia e condições no meio rural o local da reunião foi mudado. Com isso, o encontro aconteceu em um estabelecimento próximo à Alece, no Café Viriato.

O deputado é um dos nomes cotados para candidatura à Prefeitura de Fortaleza pelo PT. No encontro do pedido de filiação, também estiverem presentes os deputados estaduais e pré-candidatos Guilherme Sampaio, presidente municipal de Fortaleza, e Larissa Gaspar. A deputada federal Luizianne Lins e o assessor especial Artur Bruno também compõe o grupo de pré-candidatos ao Paço de Fortaleza pela legenda petista.

 

 


Deodato Ramalho, ex-vereador e presidente do PT em Fortaleza
Deodato Ramalho, ex-vereador e presidente do PT em Fortaleza

Deodato vê "oportunismo" em novas filiações ao PT e prevê "um grande inferno"

iminente filiação de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ao PT não foi bem aceita por alguns nomes da sigla. Quadros mais experientes do partido dizem acreditar que o ingresso de nomes podem acabar mexendo com as estruturas do partido.

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Deodato Ramalho (PT), diz enxergar oportunismo em filiações recentes.

"A política do Estado do Ceará é muito marcada por esse fisiologismo, esse oportunismo. Esse oportunismo se apresenta muito nos estados e municípios onde aquele partido que tá no poder ganhou a Prefeitura ou o Governo do Estado. É o nosso caso. É por isso a pressão dessas mudanças ao PT", disse ao O POVO no episódio #265 do podcast Jogo Político, do O POVO.

Deodato afirmou não saber o nível de resistência que Evandro e futuros filiados encontrarão dentro do PT, mas destacou que "certamente há incômodo em vários segmentos do partido". Ele exclamou que será "um grande inferno".

"E eu penso que muito desqualifica muito a política e penso que nós, que eu digo o PT, vamos enfrentar um grande inferno com isso", disse.

E seguiu: "São essas questões que eu penso que vai ter, sim, um debate dentro do PT. Qual é o tamanho disso, a influência que isso vai ter, eu não sei".

FORTALEZA-CE BRASIL 05-10-2023  Almoço com Evandro Leitão (Alece) na Presidência com Luciana Dummar
 (Foto: Joao Filho Tavares / O Povo)
FORTALEZA-CE BRASIL 05-10-2023 Almoço com Evandro Leitão (Alece) na Presidência com Luciana Dummar (Foto: Joao Filho Tavares / O Povo)

TRE-CE adia julgamento sobre desfiliação de Evandro do PDT para a próxima semana

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) adiou a sessão que analisaria os embargos da executiva nacional do PDT que contestam o pedido de desfiliação de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

O julgamento seria nesta segunda-feira, 11, e ocorrerá agora na próxima semana, provavelmente dia 18, segunda-feira. Em outubro, a Corte eleitoral aprovou por 7 votos a 0 a carta de anuência concedida a Evandro.

Em agosto deste ano, o diretório estadual do PDT do Ceará aprovou uma carta de anuência autorizando Evandro a se desfiliar do partido sem a perda de mandato na Alece. Dessa forma, o caminho ficaria livre para que ele fosse para outra sigla visando as eleições municipais de 2024. O PDT Nacional, presidido pelo deputado federal André Figueiredo, contesta a validade da medida. 

Evandro a caminho do PT

Nesta segunda, o presidente da Assembleia fez um pedido oficial de filiação ao PT em reunião com diversas lideranças. Pelas redes sociais, Evandro explicou que a sua escolha pelo partido veio do "coração" e, se preciso, não fugirá da luta.

Nomes do PT celebraram a ida do presidente ao partido, como o deputado federal José Guimarães, que classificou a filiação como "significado histórico". O governador Elmano de Freitas disse que recebeu a notícia "com muita alegria".

Camilo Santana, ministro da Educação, destacou a parceria com Evandro e disse que o nome do parlamentar "engrandece ainda mais" o PT.

 

O que você achou desse conteúdo?